SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 2 de janeiro de 2011

Os benefícios da farinha de banana verde

Hoje em dia, sabe-se que a prática de atividade física e a alimentação equilibrada interferem positivamente na qualidade de vida e na saúde da população em geral, além de ser um fator preventivo contra diversos tipos de doenças.
Conforme preconiza a Organização Mundial de Saúde ( OMS), 55% da energia ingerida pelo ser humano deve ser proveniente de carboidratos e é muito importante, antes de tudo, saber qual a fonte de carboidrato a se consumir. O carboidrato com fontes benéficas para a nossa saúde são o alimentos ricos em fibras, presentes nas frutas, verduras, legumes, cereais integrais e farinhas integrais.
A farinha de banana verde é rica em uma espécie de carboidrato, denominada amido resistente, cujos benefícios se dão pelo processo de fermentação que ocorrem no intestino grosso pelas bactérias que compõe a flora intestinal e recebem o nome de pré bióticos.
O amido resistente é uma espécie de carboidrato que fermenta lentamente ao longo do intestino grosso, de tal forma que a produção de gases é mais lenta em relação aos carboidratos refinados ( farinhas brancas e açúcares) e não causam desconfortos gástricos ( distensão abdominal e cólicas), peculiares aos carboidratos refinados.
Os amidos resistentes tem um papel similar ás fibras, sendo fisiologicamente similar á fibra solúvel e quimicamente similar á fibra insolúvel.
A farinha de banana verde é rica em amido, proteínas, potássio, fósforo, magnésio, zinco, cálcio, cobre, ferro, manganês, vitamina C e fibras solúveis e insolúveis. Estes nutrientes presentes no alimento, conferem propriedades antihipertensivas, auxiliam no controle glicêmico, colesterolêmico e trigliceridêmico, no equilíbrio da flora intestinal, no tratamento de emagrecimento, pois as fibras arrastam e eliminam o açúcar e gordura em excesso, proporcionam saciedade e previnem várias doenças, dentre elas, diverticulite, hemorróidas, câncer e melhora a função intestinal.
A farinha de banana verde apresenta paladar neutro e pode ser consumido pura ou misturada junto á frutas, sucos, vitaminas, iogurtes ou saladas de frutas ou de vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário