SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

SAIBA MAIS SOBRE AS FRUTAS VERMELHAS

Atualmente, as frutas vermelhas são facilmente encontradas em sacolões, lojas de produtos naturais e supermercados. Além do gosto bom, as frutas vermelhas oferecem grandes benefícios à saúde. Uma das substâncias presentes na cereja, na framboesa, na amora, no morango e na uva é o ácido elágico, conhecido por seu mecanismo antioxidante e de antienvelhecimento. O ácido elágico se liga ao cobre e ao ferro e impede a formação de radicais livres. Os radicais livres são moléculas que agem no organismo provocando cânceres, doenças crônicas não transmissíveis (por exemplo, diabetes, hipertensão arterial) e o envelhecimento precoce. Portanto, o ácido elágico atua protegendo as moléculas mesmo que os radicais livres sejam formados em pequena quantidade. O ácido elágico está associado à coloração vermelha das frutas. A cor serve para atrair insetos que irão polinizar as frutas, o que lhe garante um papel de auxiliar na reprodução. Ao mesmo tempo, a substância também serve para protegê-las, pois é tóxica para pragas, vírus e bactérias.
O ácido elágico também diminui o risco de malignidade de tumores de esôfago e do intestino. Nesses casos, ele atua induzindo a mortalidade das células cancerígenas pelo estímulo da ação de enzimas detoxicadoras – que removem células cancerosas. Esse mecanismo diminui a resistência de tumores tratados com quimioterapia e radiação gama.
As frutas vermelhas também são fontes de polifenóis, que são compostos naturalmente presentes nas plantas responsáveis de mudança de cor, conforme o amadurecimento, agindo também como antioxidantes.
Além das propriedades citadas acima, as frutas vermelhas são fontes de antocianinas, pigmentos responsáveis pela cor vermelha das frutas e vegetais, cujas propriedades nutricionais são proteger o organismo contra as radiações ultra violetas, melhoram e regulam a fotossíntese, anticarcinogênico, antioxidante ( previne envelhecimento precoce e surgimento de doenças crônicas não trasmissíveis) e é antiviral.
As frutas vermelhas também são fontes de fibras solúveis ( auxilia no bom funcionamento intestinal, normalização dos níveis de glicose, colesterol e triglicérides sanguíneos), vitaminas C ( auxilia contra infecções e anemias), vitamina E ( auxilia contra fraquezas em geral e edemas) , folato ( previne contra anemia, distúrbios do crescimento), vitaminas do complexo B ( participa da formação da pele, olhos, cabelo), cálcio ( fortalece os ossos , previne câimbras,melhora a memória) ferro ( previne anemia), manganês ( formam os ossos e auxilia na regulação do metabolismo), potássio ( importante na contração e relaxamento muscular) e ácido málico ( o ácido málico auxilia na diminuição da compulsão de vontade de comer doces, pois inibe este impulso)
As frutas vermelhas são instáveis á luz e ao fogo, portanto, não devem ser expostas ao cozimento e nem serem consumidas após 15 minutos de exposição ao ambiente, pois após este período, perdem-se algumas das propriedades nutricionais destas deliciosas e poderosas frutas.
Para prevenir tais doenças, recomenda-se que não se coma apenas as frutas vermelhas, mas frutas diversificadas diariamente. A variedade irá proporcionar maiores quantidades de polifenóis na dieta. “Não é somente o ácido elágico que vai impedir o surgimento de um câncer, mas sim vários elementos presentes na dieta atuando sinergicamente, associando-se á boa hidratação, á prática de atividade física regularmente e vida regrada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário