SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 23 de janeiro de 2011

Altas doses de ômega-3 diminuem hipertrigliceridemia moderada

Pesquisa publicada na revista The American Journal of Clinical Nutrition concluiu que altas doses de ácido graxo poliinsaturado ômega-3 diminuem significativamente os níveis de triglicérides em indivíduos com hipertrigliceridemia moderada.

O objetivo deste estudo foi comparar os efeitos de uma dose mais baixa de EPA (ácido eicosapentaenóico) + DHA (ácido docosahexaenóico), ambos da família do ômega-3, com uma dose mais elevada sobre os níveis séricos de triacilglicerois, marcadores inflamatórios e função endotelial em indivíduos saudáveis com triglicérides moderadamente elevados.

Trata-se de um estudo controlado, duplo-cego, cruzado e randomizado, que comparou os efeitos de 0,85 e 3,4 g de EPA + DHA por dia em 23 homens e 3 mulheres na pós-menopausa com hipertrigliceridemia moderada (150-500 mg/dL).

Os participantes foram submetidos a três tipos de suplementação durante 8 semanas cada e com intervalo de 6 semanas entre cada tipo de intervenção. Durante os três períodos de tratamento, os participantes receberam aleatoriamente 0 g EPA + DHA / dia (placebo - óleo de milho), 0,85 g de EPA + DHA / dia, e 3,4 g de EPA + DHA / dia. Cada cápsula de 1g continha 465 mg de EPA e 375 mg de DHA (relação de 1,2:1). O sangue para as análises foi coletado antes e após cada intervenção.

A dose mais elevada de EPA + DHA (3,4 g / dia) reduziu em 27% os níveis de triglicérides comparado com placebo (173 ± 17,5 comparado com 237 ± 17,5 mg / dL; p = 0,002), enquanto que nenhum efeito foi observado quando os indivíduos foram submetidos a dose mais baixa.
Nenhum dos tratamentos apresentou efeitos significativos sobre os níveis de colesterol (total, LDL [lipoproteína de baixa densidade] e HDL [lipoproteína de alta densidade]), função endotelial (avaliadas pela dilatação fluxo-mediada, tonometria arterial periférica e hiperemia), marcadores inflamatórios (interleucina-1β, interleucina-6, fator de necrose tumoral-α e proteína C-reativa de alta sensibilidade), e citocinas inflamatórias.

“Os participantes foram recrutados especificamente com base no critério de triglicérides moderadamente elevados. Além disso, eram saudáveis e não fumantes. Embora este perfil não seja um exemplo típico da população com hipertrigliceridemia moderada, estes critérios reduziram a variabilidade potencial dos efeitos ao tratamento”, comentam os autores.

“O cruzamento dos diferentes tipos de intervenção permitiu comparar os efeitos de duas doses clinicamente importantes com os mesmos participantes. A dose mais elevada (3,4 g / d) de EPA + DHA reduziu significativamente os níveis de triglicérides, mas não foi capaz de melhorar a função endotelial ou estado inflamatório durante 8 semanas de suplementação nesses indivíduos”, concluem.




Referência(s)

Skulas-Ray AC, Kris-Etherton PM, Harris WS, Vanden Heuvel JP, Wagner PR, West SG. Dose-response effects of omega-3 fatty acids on triglycerides, inflammation, and endothelial function in healthy persons with moderate hypertriglyceridemia. Am J Clin Nutr. 2010 Dec 15. [Epub ahead of print]

Nenhum comentário:

Postar um comentário