SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sábado, 15 de janeiro de 2011

O consumo de carboidrato antes da atividade física é importante?

Sim. O consumo de carboidrato antes do exercício físico é importante para manter adequados os níveis de glicogênio muscular e hepático (a massa muscular de um adulto armazena em média 450 g de carboidrato e o fígado, em média 70 g), preservando assim o rendimento do praticante durante e após a atividade física. A glicose que chega às células via corrente sangüínea vem desse estoque de glicogênio muscular e hepático.

Os estoques corporais de carboidratos são as maiores fontes energéticas para o trabalho muscular de baixa intensidade (aquele que consome abaixo de 70% do volume de oxigênio máximo, o VO2 max): 50% da energia necessária para esse tipo de exercício vem de carboidratos e o restante, de proteínas e gordura. Já em exercícios com intensidade igual ou superior a 70% do VO2 max, a proporção de carboidratos em relação aos outros macronutrientes é ainda maior. A intensidade, duração, treinamento e a própria dieta interferem na utilização do carboidrato durante a atividade física.

Recomenda-se que o consumo seja de 1 a 4,5 g de carboidrato/kg de peso corporal e com 1 a 4 horas de antecedência ao exercício. Dessa forma, permite-se um adequado esvaziamento gástrico. Caso contrário, se houver algum alimento no estômago durante a realização da atividade física, o praticante pode se sentir nauseado, devido ao desvio do fluxo sangüíneo do trato gastrintestinal, responsável pela digestão, para os músculos.

O jejum não é recomendado antes da atividade física, pois os estoques de glicogênio hepático diminuem em cerca de 80%, podendo prejudicar o desempenho do esportista, principalmente daqueles que dependem da glicose sangüínea, que são os que treinam ou competem em atividades de longa duração.



Referência (s)

Ribeiro BG. Os Carboidratos no Exercício. In: Biesek S, Alves LA, Guerra I. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Barueri, SP: Manole; 2005. p.3-20.

Rosa LFBPC. Carboidratos. In: Lancha Jr AH. Nutrição e metabolismo aplicados à atividade motora. São Paulo: Atheneu; 2002. p.37-69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário