SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Quais as propriedades nutricionais da quinoa?

A quinoa (Chenopodium quinoa) é um pseudo-cereal, consumido na forma de grão ou farinha, que ganhou atenção internacional devido ao seu alto valor nutricional.
Os grãos devem ser lavados antes de consumidos para a retirada das saponinas, que ficam na camada externa da semente. As saponinas dão um sabor amargo aos grãos e têm efeitos antinutricionais que ainda não foram totalmente elucidados, porém sabe-se que podem ser tóxicas se ingeridas em grandes quantidades.
O principal constituinte da quinoa é o amido (58%), mas o que mais chama atenção em sua composição nutricional são os 12-15% de proteínas de alta qualidade, compostas de aminoácidos essenciais e não essenciais (conteúdo protéico mais elevado do que os demais cereais).
As sementes também são ricas em minerais. A quantidade de potássio (927 mg / 100 g), cálcio (149 mg / 100 g), magnésio (250 mg / 100 g), fósforo (384 mg / 100 g), enxofre (150 a 220 mg / 100 g), ferro (13,2 mg / 100 g) e zinco (4,4 mg / 100 g), presente na quinoa está em maior quantidades do que a encontrada no trigo e no arroz.
Seu alto conteúdo de fibras alimentares (8,9%, sendo 1,2% solúveis e 7,7% insolúveis) possui efeito positivo para a saúde, como por exemplo a redução dos níveis de colesterol sanguíneo e melhora do funcionamento intestinal. Contém vitaminas como a tiamina (0,29%), riboflavina (0,3%) e niacina (1,24%).
Estudos clínicos mostram que a quinoa traz benefícios à saúde humana também para a melhora da resposta imune, da inflamação, de lesões do tecido conjuntivo e de artrite reumatóide. Serve, ainda, de substituto de drogas antiinflamatórias, favorecendo aqueles que necessitam perder peso. É também boa alternativa para a alimentação dos celíacos, por ser isenta de glúten.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário