SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Altas doses de vitaminas do complexo B são prejudiciais na nefropatia diabética

Pesquisadores canadenses publicaram no Journal of the American Medical Association (JAMA) um estudo que alerta sobre os riscos da suplementação de vitaminas do complexo B (ácido fólico, vitamina B6 e B12) em pacientes com nefropatia diabética. Os autores concluíram que altas doses dessas vitaminas, em comparação com placebo, resultaram em piora da função renal e aumento do risco de doenças vasculares.


Trata-se de um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. Na pesquisa foram avaliados 238 indivíduos com nefropatia diabética (diabéticos tipo 1 ou 2), divididos em dois grupos: suplementação de vitaminas do complexo B (ácido fólico [2,5 mg/d], vitamina B6 [25 mg/d], vitamina B12 [1 mg/d]) e grupo placebo (controle). Os participantes foram suplementados e acompanhados durante três anos, submetidos à avaliação clínica a cada seis meses.


Ao final do estudo, ou seja, após três anos, a taxa de filtração glomerular (TFG) dos pacientes suplementados diminuiu, em média, -5,8 mL/min/1.73 m2 em comparação com o grupo placebo (p = 0,02), caracterizando a piora da função renal desses indivíduos.


Os pacientes suplementados com vitaminas dobraram o risco de apresentarem problemas vasculares, incluindo infarto agudo do miocárdio (IAM), acidente vascular cerebral (AVC) e todas as causas de mortalidade relacionadas quando comparados com os pacientes do grupo placebo (risco relativo= 2,0; intervalo de confiança= 95%; p= 0,04).


Interessantemente, os níveis plasmáticos de homocisteína diminuíram no grupo suplementado em comparação com o grupo placebo (diferença média de -4,8 µmol/L, p <0,001).


A nefropatia diabética é uma causa importante de doença renal crônica e, dentre os principais fatores de risco, estão as altas concentrações de homocisteína plasmática. Os altos níveis de homocisteína podem também aumentar o risco de desenvolver retinopatia e doenças vasculares, incluindo IAM e AVC.


A terapia com vitaminas do complexo B tem sido eficaz na redução da concentração de homocisteína, além de melhorar a função endotelial. A partir disso, os pesquisadores levantaram a hipótese de que a suplementação dessas vitaminas seria capaz de retardar a progressão da nefropatia diabética e prevenir eventos vasculares.


"Nosso estudo é o primeiro a mostrar os efeitos prejudiciais de doses farmacológicas de vitaminas do complexo B (ácido fólico, vitamina B6 e B12). Outros estudos sugeriram dano potencial ou, na melhor das hipóteses, um efeito neutro dessas vitaminas", comentam os autores.


"O fato de diversos estudos clínicos não terem demonstrado benefícios do tratamento com vitaminas do complexo B, somado aos nossos resultados, seria prudente evitar o uso dessas vitaminas em altas doses como uma estratégia de redução de homocisteína", concluem.




Referência(s)

House AA, Eliasziw M, Cattran DC, Churchill DN, Oliver MJ, Fine A, et al. Effect of B-vitamin therapy on progression of diabetic nephropathy: a randomized controlled trial. JAMA. 2010;303(16):1603-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário