SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 26 de dezembro de 2010

É necessária a suplementação de vitamina B12 em pacientes que usam metformina?

Apesar de não haver um consenso sobre o tratamento da deficiência da vitamina B12 em indivíduos "assintomáticos" e que fazem uso de metformina, estudos mostram que alguns sintomas da deficiência desta vitamina são difíceis de diagnosticar e podem ser irreversíveis. Assim, deve-se levar em consideração que a suplementação de vitamina B12 é relativamente fácil, segura e eficaz, o que favorece o uso de suplementos para o tratamento precoce da deficiência desta vitamina.

A metformina é considerada um marco no tratamento do diabetes, sendo o medicamento mais prescrito para os indivíduos com diabetes tipo 2. Entretanto, o tratamento em longo prazo com este medicamento aumenta o risco de deficiência de vitamina B12, resultando na elevação nas concentrações séricas de homocisteína, um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, especialmente entre os indivíduos com diabetes tipo 2.


A deficiência de vitamina B12 é evitável, sendo assim, recomenda-se a realização de dosagens regulares da concentração sérica de vitamina B12 durante o tratamento prolongado com metformina.


Essas conclusões são de um estudo clínico randomizado, multicêntrico, placebo controlado, que avaliou a incidência de deficiência de vitamina B12 (<150 pmol/L), baixas concentrações de vitamina B12 (150-220 pmol/L) e concentrações de folato e homocisteína em 390 pacientes com diabetes tipo 2 e que faziam uso de metformina.


É importante levar em consideração que a baixa concentração sérica de vitamina B12 também pode resultar em outras complicações clínicas como a anemia macrocítica e neuropatia.


Assim, a avaliação rotineira dos níveis de vitamina B12 durante o tratamento em longo prazo com metformina se faz necessária, para que sejam definidas as estratégias de prevenção e tratamento de deficiência desta vitamina.


Bibliografia (s)

de Jager J, Kooy A, Lehert P, Wulffelé MG, van der Kolk J, Bets D, et al. Long term treatment with metformin in patients with type 2 diabetes and risk of vitamin B-12 deficiency: randomised placebo controlled trial. BMJ. 2010;340:c2181.

Ting RZ, Szeto CC, Chan MH, Ma KK, Chow KM. Risk factors of vitamin B(12) deficiency in patients receiving metformin. Arch Intern Med. 2006;166(18):1975-9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário