SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sexta-feira, 4 de março de 2011

O que é sibutramina?

A sibutramina pertence a uma nova classe de drogas indicadas no tratamento da obesidade ou sobrepeso: são os inibidores de recaptação de serotonina e noradrenalina. Sua ação baseia-se na redução da ingestão calórica diária pela promoção de saciedade precoce e aumento do gasto energético.

Inicialmente, a dose recomendada de sibutramina é de 10 mg/dia. De acordo com a resposta do paciente, o médico deve avaliar a necessidade de aumentar a dose para 15 mg/dia.

Os efeitos da sibutramina na perda de peso têm sido descritos na literatura. Estudo com duração de um ano comparou pacientes que receberam dieta e 10 ou 15 mg/dia do medicamento com indivíduos em dieta e recebendo placebo. O grupo placebo perdeu cerca de 2% do seu peso corpóreo, enquanto que o grupo de estudo, que recebeu 10 mg/dia perdeu 6,5% e o grupo que recebeu 15 mg/dia perdeu, em média, 8%.

Apesar da eficácia comprovada, a sibutramina não está livre de efeitos adversos. Os mais comuns são: boca seca, insônia, constipação e pequeno aumento da pressão arterial e da freqüência cardíaca.

Bibliografia (s)

Aronne LJ. Modern medical management of obesity: The role of pharmaceutical intervention. J Am Diet Assoc. 1998;98 (suppl 2): S23-S26.

Ryan DH, Kaiser P, Bray G. Sibutramine: A novel new agent for obesity treatment. Obes Res. 1995;3 (suppl 4): 553S-559S.

2 comentários:

  1. Olá Aurelio,
    parabéns pela matéria. É sempre importante falar sobre os medicamentos que auxiliam no processo de redução de peso e, claro, seus prós e contras.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Ok,Dr. Rodrigo Fontes! É um prazer ajudar!

    ResponderExcluir