SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sexta-feira, 4 de março de 2011

O consumo leve a moderado de álcool protege do risco de doenças cardiovasculares?

Sim. O efeito benéfico do consumo leve a moderado de bebidas alcoólicas por indivíduos saudáveis vem sendo observado em diversos estudos científicos e, em fevereiro de 2011, constatado por duas metanálises publicadas na revista científica British Medical Journal.

A primeira metanálise revelou que indivíduos que consomem 1-2 drinques por dia (1 drinque = 10 g de álcool) apresentam menor risco de mortalidade por doença cardíaca coronariana. Estas quantidades foram consistentemente associadas com uma redução de 14-25% no risco de todos os resultados avaliados em comparação com a abstenção de álcool.

Entretanto, o consumo de grandes quantidades de álcool (> 60 g/dia) foi associado ao maior risco para a ocorrência de mortalidade por AVC.

A segunda metanálise avaliou estudos de intervenção clínica que observaram os efeitos do consumo de álcool em 21 marcadores biológicos associados ao risco de doença cardíaca coronariana em adultos sem doença cardiovascular. Os pesquisadores concluíram que o consumo leve a moderado de álcool tem efeitos favoráveis sobre os níveis de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade), apolipoproteína A1, adiponectina e fibrinogênio.

O estudo de Boris Hansel, publicado em 2010, revelou que além de favorecer um bom perfil clínico e biológico, constituindo baixo risco para doenças cardiovasculares, o consumo leve a moderado de álcool foi associado com maiores escores de sensação subjetiva de bem-estar e com menores escores de estresse e depressão.

Os autores desses estudos enfatizam que deve haver equilíbrio ao se passar mensagens à população, ressaltando que os estudos foram realizados com indivíduos saudáveis e que o consumo de grandes quantidades de álcool apresenta efeitos maléficos para a saúde.




Bibliografia (s)

Ronksley PE, Brien SE, Turner BJ, Mukamal KJ, Ghali WA. Association of alcohol consumption with selected cardiovascular disease outcomes: a systematic review and meta-analysis. BMJ. 2011 Feb 22;342:d671.

Brien SE, Ronksley PE, Turner BJ, Mukamal KJ, Ghali WA. Effect of alcohol consumption on biological markers associated with risk of coronary heart disease: systematic review and meta-analysis of interventional studies. BMJ. 2011;342:d636.

D'Anci KE. Nutrition Updates - reassessment of the cardioprotective actions of alcohol. Nutr Rev. 2010;68(8):500-3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário