SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sexta-feira, 18 de março de 2011

Abreviação do jejum pré-operatório é segura?

Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal do Mato Grosso publicaram na revista Nutrición Hospitalaria um estudo que concluiu que é segura a abreviação de jejum pré-operatório através da suplementação de uma solução com carboidrato e glutamina duas horas antes da cirurgia.

A pesquisa fez parte do trabalho de doutorado da nutricionista Diana Borges Dock-Nascimento, sob orientação do professor Dan Linetzky Waitzberg. Trata-se de um estudo randomizado, duplo-cego e controlado por placebo.

O objetivo do estudo foi investigar a segurança da abreviação do jejum pré-operatório de 2 horas com a ingestão de bebida rica em carboidrato e L-glutamina, bem como avaliar o volume gástrico residual (VGR), medido após a indução da anestesia para o procedimento cirúrgico.

Foram avaliadas 56 mulheres com idade média de 42 anos, submetidas à colecistectomia laparoscópica. As pacientes foram distribuídas aleatoriamente nos seguintes grupos:

Grupo jejum: jejum pré-operatório convencional de oito horas
Grupo placebo: receberam água durante a noite e duas horas antes da indução da anestesia pela manhã

Grupo carboidrato: receberam bebida contendo maltodextrina durante a noite e duas horas antes da indução da anestesia pela manhã

Grupo carboidrato + glutamina: receberam bebida contendo maltodextrina e glutamina durante a noite e duas horas antes da indução da anestesia pela manhã.

Cinquenta pacientes completaram o estudo e nenhuma delas apresentou regurgitação durante a indução da anestesia ou complicações pós-operatórias. A mediana do VGR entre todas as pacientes foi de 6 mL, apresentando valores semelhantes entre os grupos (p = 0,29): grupo glutamina 4,5 mL, grupo carboidratos 7,0 mL grupo placebo 8,5 mL e o grupo jejum 5,0 mL.

Segundo os autores, o uso de L-glutamina associado com carboidratos pode, teoricamente, acelerar a recuperação pós-operatória, através da melhora do metabolismo da glicose e da insulina, redução da resposta antioxidante e anti-inflamatória, e como resultado reduzir as complicações pós-operatórias e mortalidade. Além disso, reduz a resistência à insulina que é uma marca da resposta metabólica ao jejum prolongado e ao trauma.

“Este é o primeiro estudo no contexto cirúrgico que mostra que a abreviação do jejum pré-operatório de duas horas com glutamina e carboidrato é segura e não foi associada a complicações durante a indução da anestesia”, destacam os autores.

“Mais estudos são necessários para confirmar todos estes benefícios associados à abreviação do jejum pré-operatório com bebidas contendo glutamina. Estes achados deixam portas abertas para testar outros nutrientes para a abreviação do jejum pré-operatório, além de bebidas ricas em carboidratos”, concluem.


Referência(s)

Dock-nascimento DB, Aguilar-nascimento JED, Caporossi C, Faria MSM, Bragagnolo R, Waitzberg DL. Safety of oral glutamine in the abbreviation of preoperative fasting; a double-blind, controlled, randomized clinical trial. Nutr Hosp. 2011;26(1):86-90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário