SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 1 de maio de 2011

AS FUNÇOES DO ESTROGENIO

O ESTROGENIO É O PRINCIPAL HORMONIO SEXUAL FEMININO E APRESENTA OUTRAS FUNÇÕES PRIMORDIAIS QUE SÃO CARDIOVASCULAR, SISTEMA OSSEO E SISTEMA NERVOSO CENTRAL. EXISTEM 3 TIPOS DE ESTROGENIO QUE SE DIFERENCIAM EM SUAS AÇOES BIOLOGICAS, SENDO QUE UM PODE SER CONVERTIDO NO OUTRO E VICE VERSA.
A ESTRONA É PRODUZIDO NOS ADIPOCITOS E É RESPONSÁVEL PELO ACUMULO DE GORDURA ABDOMINAL E AO REDOR DOS ORGÃOS, SENDO CONSIDERADO ESTROGENIO DO MAL POR BLOQUEAR OS EFEITOS DO ESTRADIOL E TER RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO DO CANCER. NA MULHER JOVEM, OS NIVEIS DE ESTRONA SÃO BAIXOS, POIS OS OVÁRIOS CONVERTEM RAPIDAMENTE A ESTRONA EM ESTRADIOL. APÓS A MENOPAUSA, O OVÁRIO PERDE ESSA HABILIDADE E A ESTRONA PASSA A SER PRODUZIDA PELO FIGADO E TECIDO ADIPOSO.
O ESTRADIOL É O HORMONIO MAIS POTENTE E MAIS PREVALENTE E PROMOVE O ACUMULO DE GORDURA NA REGIÃO GLUTEO FEMURAL. É CONSIDERADO O ESTROGENIO DO BEM, SENDO RESPONSAVEL PELA LUBRIFICAÇÃO VAGINAL E A LIBIDO, ALÉM DE PREVINIR INFECÇÕES URINÁRIAS. O ESTRADIOL TAMBÉM É IMPORTANTE NA ABSORÇÃO DE MINERAIS ( CA, ZN E MG), ESTIMULA A PRODUÇÃO OSSEA, ESTIMULA A PRODUÇÃO DE OXIDO NITRICO E HDL, ALÉM DE MANTER A SAUDE DA PELE, MANTER O SISTEMA NERVOSO E SER UM PODEROSO ANTIOXIDANTE.
O ESTRIOL É CONSIDERADO O MAIS FRACO ESTROGENIO, BLOQUEANDO OS EFEITOS DELETÉRIOS DA ESTRONA E TAMBÉM APRESENTA PROPRIEDADES POSITIVAS NAS FUNÇÕES AUTO IMUNES E É PRODUZIDO NATURALMENTE DURANTE A GRAVIDEZ PELA PLACENTA. O ESTRIOL É O PRINCIPAL HORMONIO PRODUZIDO NA MULHER E, JUNTAMENTE COM A PROGESTERONA E OS HORMONIOS FSH E LH, CONTROLAM A FUNÇÃO OVARIANA DURANTE O CICLO MENSTRUAL.
A FISIOLOGIA DO CICLO MENSTRUAL DEPENDE DA INTERAÇÃO DA GLANDULA PTUITÁRIA, OVÁRIOS E ENDOMÉTRIO. ESTIMULOS AMBIENTAIS, TAIS COMO NUTRIÇÃO, AMBIENTE, ESTRESSE, EMOÇÃO, LUZ, ODOR, SOM SÃO TRANSFORMADOS PELO HIPOTALAMO E PELA HIPOFISE EM NEUROPEPTIDEOS QUE ESTIMULARÃO OS OVÁRIOS A SECRETAR ESTRADIOL E PROGESTERONA, QUE POR SUA VEZ, ESTIMULAM O ENDOMÉTRIO A SE PREPARAR PARA A GRAVIDEZ, MANTENDO A ESTIMULAÇÃO DO HIPOTÁLAMO E DA GLANDULA PTUITÁRIA. SE A GRAVIDEZ NÃO OCORRE, O ENDOMETRIO SE DEGENERA ( HÁ O SANGRAMENTO) E O CICLO SE REPETE. A DURAÇÃO MÉDIA DO CICLO MENSTRUAL É DE 28 DIAS, MAS PODE VARIAR DE 20 A 45 DIAS.
UM ADEQUADO CICLO MENSTRUAL É SINAL DE VITALIDADE, E ALTERAÇÕES NO PADRÃO E NO CICLO DE SECREÇÃO HORMONAL PODEM ESTAR RELACIONADAS COM DIFERENTES DISTURBIOS BASTANTE FREQUENTES EM MULHERES, TAIS COMO SINDROME PRÉ MENSTRUAL, SINDROME DE OVÁRIOS POLICISTICOS, AMENORREIA, DEPRESSÃO, MENOPAUSA, ETC.
CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS E/OU FISIOPATOLÓGICAS PODEM ESTAR ASSOCIADAS COM A ALTERAÇÃO DO CICLO MENSTRUAL, TAIS COMO MEDICAÇÕES, DISFUNÇÕES TIREOIDIANAS, DOENÇAS SANGUINEAS, EXCESSO DE EXERCICIOS FISICOS, DESORDENS ALIMENTARES, DESNUTRIÇÃO, ENTRE OUTROS.
AS ALTERAÇÕES HORMONAIS DO CICLO MENSTRUAL TAMBÉM PODEM ALTERAR O COMPORTAMENTO ALIMENTAR, OCASIONANDO MENOR CONSUMO ENERGÉTICO DURANTE A FASE PERIOVULATORIA E UM MAIOR CONSUMO DE DOCES NA FASE LUTEA, SENDO SUGERIDO QUE O MENOR CONSUMO ENERGÉTICO NA FASE PERIOVULATORIA OCORRE DEVIDO AO AUMENTO DA PRODUÇÃO DE COLECISTOQUININA E GLUCAGON.
EM RELAÇÃO Á FUNÇÃO CARDIOVASCULAR, O ESTROGENIO PROMOVE EFEITOS POSITIVOS NO PERFIL LIPIDICO, AÇÃO ANTIOXIDANTE, MELHORA A FIBRINÓLISE E ATIVA A OXIDO NITRICO SINTETASE. A FUNÇÃO DO ENDOTÉLIO É CONTROLAR O TONUS VASCULAR PELA LIBERAÇÃO TANTO DE FATORES VASODILATADORES QUANTO VASOCONSTRITORES.
QUANTO Á PELE, O ESTRADIOL PROPORCIONA ELASTICIDADE, CAPACIDADE DE HIDRATAÇÃO, PIGMENTAÇÃO E VASCULARIZAÇÃO. ALTERAÇÕES NOS NIVEIS DE ESTROGENIO CIRCULANTE ACARRETA SECURA E ASPEREZA DA PELE E DIMINUIÇÃO DA ELASTICIDADE.
QUANTO Á FUNÇÃO CEREBRAL, O ESTRADIOL TAMBÉM PODE SER SINTETIZADO PELOS NEURONIOS DE MULHERES E DE HOMENS E PROMOVER A PLASTICIDADE NEURAL, NEUROGENESE E NEUROPROTEÇÃO, SENDO PREVENTIVO DE ESQUIZOFRENIA E PARKINSON. O ESTRADIOL TAMBÉM AUMENTA A SINTESE E DISPONIBILIDADE DE SEROTONINA, SENDO PREVENTIVO E ANTIDEPRESSIVO, ALÉM DE MELHORAR A CONCENTRAÇÃO E MINIMIZAR DESORDENS DO HUMOR.
EM RELAÇÃO Á FUNÇÃO ÓSSEA, O ESTRADIOL APRESENTA FUNÇÃO NO CRESCIMENTO E MATURAÇÃO ÓSSEA TANTO EM HOMENS QUANTO EM MULHERES DEVIDO AO AUMENTO DA DENSIDADE MINERAL ÓSSEA PRINCIPALMENTE DURANTE A PUBERDADE E É UM FATOR DE PREVENÇÃO CONTRA A OSTEOPOROSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário