SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 22 de março de 2010

VERDADE E MENTIRAS SOBRE O OVO

O ovo passou por décadas e décadas como grande vilão, mas a evolução da ciência, por meio de inúmeras pesquisas levou os cientistas à conclusão que o ovo é benéfico no tratamento do colesterol e do emagrecimento saudável. Uma das maiores descobertas que levaram a queda da crendice de que o ovo era vilão foi por meio de pesquisas nos anos de 1990, quando na Universidade de Kansas, constatou-se que apenas uma parcela do colesterol sanguineo provém da dieta e a maior parte é produzida pelo próprio organismo. O ovo possui uma substância ( fosfolipideo) capaz de interferir na absorção do colesterol, impedindo sua captação pelo intestino que é o responsável por levar a substância para o sangue. Potanto, aumentar a ingestão de colesterol não provoca necessariamente a elevação importante em seus níveis.
O ovo, além de ser saboroso e de fácil acesso e baixo custo, é uma excelente fonte de Vitamina A e do complexo B, além de carotenóides que colaboram na prevenção de doenças degenerativas. O ovo também é rico em zinco, selênio, fósforo e uma excelente fonte de proteína.
O ovo, segundo pesquisas realizadas, pode ser consumido diariamente, mas por precaução, pois não se sabe se há alguma contra indicação nesta quantidade, recomenda-se consumi-lo 3 a 4 vezes por semana, sempre cozido.
O ovo aumenta o bom colesterol, além de participar da formação e regulação de alguns hormônios. A clara do ovo é importante de ser consumida por atletas e também no emagrecimento, pois evita a perda de massa magra devido a presença do aminoácido leucina favorecendo o crescimento e reparo dos músculos. O consumo de ovos crus, como era realizado por atletas, principalmente fisiculturistas, é contra indicado, pois o ovo cru possui uma substancia chamada avidina e diminui a absorção de algumas vitaminas do complexo B, importantes na recuperação muscular e na produção de energia, além de ser um risco de se contrair salmonelose.
O ovo é um alimento de alta saciedade, sendo indicado o seu consumo no tratamento de perda de peso, além de reduzir a circunferência abdominal, associada à atividade física regular. O ovo também é útil no tratamento e na dieta do diabéticos por evitar picos de insulina. Este alimento delicioso também é fonte de colina, uma substância encontrada no ovo que tem a capacidade de melhorar a memória e prevenir doenças neurodegenerativas, tais como mal de Alzheimer e de Parkinson.Também são fontes de colina e têm a mesma propriedade o amendoim, o germe de trigo, fígado, carne, peixe, queijo, repolho, brócolis e couve flor. A colina também é importante na gravidez para ajudar o fortalecimento e desenvolvimento do feto. Outra substância encontrada no ovo e muito útil é o triptofano, precursor da serotonina, substância associada ao bem estar, bom humor e antidepressiva, além de diminuir os efeitos da TPM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário