SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

terça-feira, 16 de março de 2010

DUVIDAS NA AMAMENTAÇÃO

Segue abaixo algumas dicas e dúvidas referentes à uma boa amamentação:

Meu leite é fraco? O leite materno nunca é fraco, há variações apenas de consistência. Algumas mulheres acham que produzem leite fraco por causa da aparência aguada. É que o leite inicial, ou seja, aquele que sai logo que o bebê inicia a sucção é muito rico em água. Após 4 ou 5 minutos de mamada, a concentração de proteínas e gorduras aumentam, diminuindo esta consistência aguada.
Tenho pouco leite? A produção de leite materno é estimulada pela sucção freqüente do bebê. Ao oferecer água, chá, mamadeira e outros alimentos ao bebê, ele vai perdendo o estímulo ao aleitamento e por conseguinte, o volume do leite também diminui. Fatores externos tais como stress e tensão emocional interferem na lactação. Neste caso, é necessário repouso durante a amamentação.
O bebê que começa a tomar mamadeira não consegue amis mamar no peito? A sucção do leite pelo bico de borracha da mamadeira é diferente da realizada durante o aleitamento materno e como resultado, a criança que toma mamadeira começa a sentir dificuldade em mamar no peito, pois precisa fazer mais força e muitas vezes, ele rejeita o seio.
O tamanho das mamas interferem na amamentação? Não. O que determina o tamanho delas é a quantidade maior ou menor de tecido gorduroso.
O que fazer quando o leite empedra? O leite empedra nos caso de produção excessiva. Algumas mulheres usam bolsas de água quente para combater o problema e isto alivia, pois ajuda o leite a sair, mas o calor estimula ainda mais a sua produção. É melhor usar bolsas de água fria que diminuem a vascularização e a produção de leite, mas não devem ser usadas por mais de 5 minutos, sob o risco de ocasionar efeito contrário e acabar aumentando a produção.
Estou doente, tomo remédio? Não use remédios sem prescrição e consulta médica.
Meu leite secou, e agora? Sustos, desgostos, tristezas, trabalhos pesados, conflitos com família podem interromper a produção de leite. Neste caso, a mãe pode colocar o bebê para amamentar, pois a sucção estimula a produção de leite.
A mulher grávida pode continuar a amamentar? A partir do quarto mês de gravidez, o leite diminui e se transforma gradualmente em colostro, tornando-se desagradável para o bebê que está mamando, fazendo com que o desmame seja precoce e ocorra naturalmente.
Até quando devo amamentar? O leite materno satisfaz todas as necessidades nutricionais do bebê até aproximadamente seis meses de vida. A partir do sexto mês, a criança deve comer outros alimentos, podendo ser amamentada até os dois anos de idade, de maneira gradativa e natural.
Aparecimento de rachaduras, como evitar? A amamentação exige cuidado especial com os seios. A falta de cuidados com a higiene ou a utilização de formas inadequadas de amamentação podem implicar no aparecimento de rachaduras. Se isso acontecer, diminua o tempo de sucção do bebê, ofereça sempre o peito que dói menos em cada mamada. Tomar banho de sol por uns 15 minutos também é bom, sendo o melhor horário o período até às 9 horas da manhã ou após às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário