SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

terça-feira, 9 de março de 2010

NUTRIÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

A adolescência é um dos períodos mais desafiadores no desenvolvimento humano. O crescimento relativamente uniforme na infância é subitamente alterado por um aumento em sua velocidade, criando necessidades nutricionais especiais. O cuidado nutricional com a adolescência se dá por vários fatores, a saber: maior demanda de nutrientes e maior gasto energético devido ao fato de ser um momento em que o adolescente cresce e se desenvolve subitamente ( estirão de crescimento). Nesta fase, também ocorre mudanças no estilo de vida e no padrão alimentar, fato este que afeta diretamente a ingestão e as necessidades nutricionais. Neste período, também existe a necessidade de nutrientes associados à práticas de esportes, à gravidez, presença ou surgimento de um distúrbio de alimentação ( anorexia e bulimia), dietas excessivas, restritivas e desequilibradas, uso de álcool e drogas, entre outros.
Em geral, as meninas começam o processo puberal ( puberdade: processo de desenvolvimento físico e mental da criança em adulto) mais cedo do que os meninos, sendo que em geral, este processo ocorre 2 anos mais cedo.
Em relação às necessidades nutricionais do adolescente, as necessidades energéticas variam conforme o sexo e idade. A proteína vai ser útil no crescimento e não pode faltar, tampouco exceder, pois o excesso protéico pode causar desidratação porque a alta ingestão protéica interfere no metabolismo de cálcio, aumentando as necessidades de líquidos e sais minerais.
As vitaminas e minerais são extremamente importantes no crescimento e saúde de adolescentes, sendo que o consumo inadequado de frutas e verduras pode acarretar o surgimento de cânceres diversos, hipertensão arterial, diabetes mellitus, obesidade, ente outros. Os carboidratos são importantes para os músculos e para ter energia e os lipídeos ( gorduras) auxiliam na regulação hormonal.
A alimentação deve ser regular, de 3 em 3 horas, rica em frutas, verduras, cereais integrais, castanhas e oleaginosas, legumes, balanceada e deve-se beber água regularmente, sempre aos goles, evitando-se os sucos artificiais, guloseimas, refrigerantes, doces, balas, frituras, condimentos e industrializados em geral.
O nutricionista é o profissional habilitado para orientar as pessoas sobre como se deve alimentar corretamente e se necessário, consulte o seu nutricionista para esclarecer as suas dúvidas e da sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário