SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

terça-feira, 16 de março de 2010

ANEMIAS

As anemias são caracterizadas por deficiências no tamanho e no número de hemácias ou na quantidade de hemoglobina que elas contém, o que limita a troca de oxigênio e dióxido de carbono ( gás carbônico) entre o sangue e as células teciduais. A classificação se baseia no tamanho das células, sendo macrocíticas ( grandes), normocítica ( normal) e microcítica ( pequenas). Em relação ao conteúdo da hemoglobina, elas podem ser: hipocrômica ( pálidas) ou normocrômicas ( coradas). Essas definições são importantes para que você compreenda ao obsevar o seu exame de sangue ( hemograma).
A maioria das anemias são causadas por falta de nutriente, principalmente ferro, ácido fólico e vitamina B12, vitamina C, cobre mas também podem ocorrer por outros fatores, dentre eles, hemorragias, anormalidades genéticas, doenças crônicas e intoxicação por drogas.
As anemias por deficiência de ferro podem se manifestar por ingestão inadequada de ferro ou decorrente de uma diarréia crônica, perda sanguinea alta durante a menstruação, gastrite, parasitose.Os sintomas iniciais da anemia são anormalidades no crescimento, cansaço, falta de concentração, tonteira, pagofagia ( ingestão de gelo), falta de apetite, maior suscetibilidade à infecções.
É possível observar alterações corpóreas que comprovem a anemia, por exemplo, palidez da pele, porção interna da pálpebra se torna rósea, ao invés de vermelha, unhas finas, achatadas e quebradiças. A anemia, se não tratada pode acarretar graves conseqüências à saúde: língua lisa, cerosa e brilhante, dificuldade de engolir ( disfagia), gastrite, alterações cardiovasculares e respiratórias que podem levar à insuficiência cardíaca.
A alimentação deve ser rica em frutas cítricas, carnes magras em geral, principalmente as carnes bovinas e fígado de boi, gema de ovo, frutas secas, vegetais verde escuros, cereais integrais. Deve-se evitar o consumo de café e chás mate e preto, além de evitar produtos industrializados e condimentos artificiais ( catchup, maionese, mostarda).
Existem vários tipos de anemias: a hemocromatose é caracterizada pela sobrecarga de ferro, muito comum em homens, pois estes não tem mecanismos como as mulheres que eliminam o excesso de ferro por meio da menstruação; as anemias megaloblásticas resultam de alterações na forma e funcionamento das células vermelhas ( eritrócitos, plaquetas e seus precursores no sangue e medula óssea e também os leucócitos), sendo normalmente causadas por deficiência de vitamina B12 ( carnes ) e ácido fólico ( carnes, vegetais verde escuros e cereais integrais). A anemia perniciosa é caacterizada por deficiência de vitamina B12. A anemia por deficiência de ácido fólico é caracterizada pela deficiência da vitamina propriamente dita acima. Também são conhecidas as anemias por deficiência de cobre, decorrentes de desnutrição protéico-calórica, anemia sideroblástica ( deficiência de vitamina B6), anemia por deficiência de vitamina E, anemia falciforme ( hemácias em forma de foice, cuja captação de oxigênio é afetada), talassemia ( anemia hemolítica caracterizada por hemácias microcíticas, hipocrômicas e de vida curta.
Conforme observado, as causas da anemia são várias, bem como os diversos tipos também. Recomenda-se que se faça exames laboratoriais sob a supervisão de um médico e o acompanhamento nutricional através de um nutricionista especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário