SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

terça-feira, 9 de março de 2010

NUTRIÇÃO DO IDOSO

O envelhecimento é um processo normal que começa no nascimento e termina com a morte, ou seja, ao nascermos, já estamos envelhecendo. O envelhecimento é marcado por uma perda progressiva da massa corpórea magra. Nesta fase, as sensações de paladar ( disgeusia) e odor ( hiposmia) podem resultar em uma variedade de fatores, inclusive decorrentes do envelhecimento normal ( senescência). No entanto, podem agravar o quadro clínico do idoso, comprometendo a sua saúde física e mental ( senilidade) e determinadas doenças são tendenciosas, à saber: o Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, osteoporose, perda muscular ( sarcopenia). Também é tendencioso que haja perda de algumas funções vitais, como por exemplo:boca seca ( xerostomia, aumenta a incidência de cáries), má digestão devido a baixa produção de sucos gástricos ( hipocloridria), Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial, perda da visão, perda da audição, dificuldades em andar, confusão mental, entre outros.
As necessidades nutricionais dos idosos devem ser baixas para não comprometer a sua saúde. Deve-se oferecer alimentos bem cozidos, mingaus, papas, sopas, sucos naturais, frutas frescas, legumes, verduras, cereais integrais, castanhas e oleaginosas com moderação, água, carnes macias, frescas e bem cozidas, além de ser de fácil mastigação, pois é sabido que o idoso apresenta, em sua maioria, perda da dentição, o que não só compromete a mastigação, como também a digestão e absorção dos nutrientes.
O nutricionista é o profissional habilitado para orientar as pessoas sobre como se deve alimentar corretamente e se necessário, consulte o seu nutricionista para esclarecer as suas dúvidas e da sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário