SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

quinta-feira, 21 de abril de 2011

NUTRIÇÃO E PORFIRIAS AGUDAS

A nutrição desempenha um papel importante durante e fora das crises de porfirias.

As recomendações devem ser individuais, variando diante das necessicades e da natureza e severidade das crises e tipos de porfiria. Por isso deve-se sempre consultar um nutricionista.

A alimentação deve ser regular (três refeições e três lanchinhos ) ao dia e com planejamento individual dependendo da idade, sexo, atividade, tipo de porfiria e intensidade das crises. Comendo porções menores em intervalos menores você terá uma fonte constante de energia o que diminuira a possibilidade de uma crise de porfiria.

Pacientes com porfiras agudas: PALAD, PAI, CPH, PV devem ter uma dieta equilibrada que além de todos os nutrientes necessários seja rica em carboidratos. Durante as crises recomenda-se que a ingestão de carboidratos seja de 300 a 500 gramas, e que fora das crises a ingestão não seja restringida nem por periodos curtos de tempo. Quando estiver em crise, os açúcares simples são mais benéficos.

Grãos e seus produtos, Frutas e Vegetais, Leite e derivados (em menor quantidade) são alimentos que contém carboidratos.

Quando você estiver bem, é mais recomendado carboidrato na forma complexa. Carboidratos complexos irão sustentar seu grau de energia por mais tempoe contém mais nutrientes. Complementando, as fibras (grãos integrais, frutas frescas e vegetais) vão prolongar o periodo de tempo que os carboiddratos permanecerão em seu corpo.

Ao começarem os sintomas de porfiria aguda tome um copo de suco ou bebida adocicada, não alcóolica e/ou até 6 biscoitos a cada hora até estar bem para retomar a dieta regular. Carboidrato na forma de açucar simples será mais efetivo nesse momento. Se você não melhorar, consulte seu médico.

Bebidas alcoólicas e fumo devem ser evitados.

Os pacientes diabéticos devem ser monitorados para que o açúcar no sangue não exceda os níveis adequados, nem fique baixo pois nesse caso, além da hipoglicemia, poderá ser o início de uma crise de porfiria. Deverá ser planejada uma dieta especial para os dias de crise.

Quando algum exame ou cirurgia exigir um periodo de jejum, procure agendar isso para o mais cedo possível, pela manhã. No seu último lanche da noite, cuide que haja carboidratos complexos e fibras, pois essas prolongarão sua fonte de energia.

Nunca fique em jejum!!! Isso estimula a produção de porfirinas!

Se for necessário perder peso, o (a) nutricionista deverá estabelecer uma dieta com redução de apenas 10% das calorias que indicaria para um pacientes normal. Isso levará a uma perda de peso lenta e gradual, reduzindo o risco de uma crise de porfiria. Corte calorias extras e gorduras, como batata chips, frituras, bolos, bolachas recheadas, chocolates nos lanchinhos e coma mais frutas frescas.

Também reduza as quantidades de queijo, manteiga, margarina, molhos e alimentos processados. E faça exercícios: alguma coisa dentro de suas possibilidades, sem exageros. Os exercícios farão você ganhar músculos que ajudarão a queimar as calorias. Se devido à crises frequentes, náuseas ou diarréia, você não pode se alimentar direito, perdeu peso e precisa reconquista-lo para previnir novas crises, fontes de proteina e gordura tambem serão necessárias além dos carboidratos. Isso vai proporcionar uma dieta mais balenceada dando a seu corpo mais nutrientes para prevenir a perda de músculos.Entretanto às vezes é difícil se alimentar. Alimentos líquidos podem ser uma opção.















Referências:



http://www.cpf-inc.ca/dietandcarbs.htm



http://www.porphyriafoundation.com/about

-porphyria/diet-and-nutrition/nutrition-in

-the-acute-porphyrias

Nenhum comentário:

Postar um comentário