SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

quinta-feira, 21 de abril de 2011

CUIDADO NUTRICIONAL NA PORFIRIA

Para que o portador de porfiria tenha uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, deve consultar um médico e um nutricionista.

É uma condição um pouco complexa, e existem necessidades individuais de cada paciente, que incluem a idade, atividades, dentre outros fatores.

Os carboidratos são os açúcares que poderão ser doces ou não (amido).


Dentre os alimentos ricos em carboidratos estão:

cereais: arroz, milho, trigo e seus derivados (farinhas, massas, pães)

vegetais feculentos: batata, mandioca, inhame e outros

leguminosas: feijão ervilha, lentilha, grão de bico, soja, etc

doces: açúcar, mel, melado, etc

frutas

leite

As gorduras, tais como óleo, azeite, manteiga, margarina, maionese são alimentos energéticos, mas não contêm carboidratos. Outros alimentos como castanhas, nozes, amendoim, côco, abacate contêm carboidratos, mas por serem ricos em gorduras, devem ser consumidos em quantidades controladas uma vez que o excesso de carboidratos da dieta favoreça, por si só, o aumento de peso.



As proteínas são também denominadas alimentos construtores, sendo responsáveis pela formação e manutenção do corpo, dos hormônios, enzimas e anticorpos.



As fontes de origem animal, tais como carnes, peixes, aves, ovos e queijos, não contêm carboidratos, mas devem ser consumidos sem restrição, particularmente em fase de crescimento. O leite, o iogurte e a coalhada contém carboidratos e um alto teor de proteínas. As leguminosas (feijão ervilha, lentilha, grão de bico, soja, etc) são também boas fontes tanto de carboidratos quanto de proteínas.



As recomendações nutricionais para portadores de porfiria aguda intermitente, coproporfiria hereditária e porfiria variegata enfatizam uma alimentação rica em carboidratos, mas também incluem a ingestão adequada de fibras, de vitaminas e de minerais, que estão contidos nos alimentos reguladores. Os responsáveis pelo funcionamento regular do corpo humano estão presentes nas frutas como limão, laranja, goiaba, mexerica, caju, manga, etc; nas verduras como agrião, alface, (repolho, não é recomendável), couve, escarola, espinafre, etc; nos legumes como, pimentão, pepino, chuchu, berinjela jiló, cenoura, etc; e nos cereais integrais (arroz, trigo, aveia, etc) e seus produtos.



OBSERVAÇÃO: Uma boa hidratação é muito importante e pode ser feita com sucos, chás, ou mesmo, água. (Considere-se que as porfirinas e seus precursores são expelidos pela urina).


Existe a possibilidade de alguns componentes químicos, estimularem a via de biossíntese do heme. Os defumados, os repolhos de todas as variedades, ou produtos que contenham produtos químicos em grandes quantidades devem ser evitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário