1 – Onde e o que? (em casa ou em uma academia?)
Você prefere caminhar, pedalar ou remar? Ou combinar tudo, pois todos são ótimos! Nadar e subir escadas (aparelho) são considerados, também, ótimos exercícios aeróbios. Equipamentos de endurance (são necessários tênis apropriados para garantir boa estabilidade).
2 – Qual a intensidade?
Monitore a intensidade e duração de seu exercício; inicie cada sessão vagarosamente e dê tempo suficiente para que se aqueça (cinco minutos); avalie como se sente para facilitar sua monitorização de intensidade do exercício; nunca deve sentir dor ou falta de ar; veja e acompanhe a tabela de percepção subjetiva do esforço; monitore seu coração (solicite a ajuda de um profissional de educação física). Caso esteja tomando medicamentos que possam afetar seu batimento cardíaco, fale com seu médico antes; inicie vagarosamente, mas planeje intensificar seus exercícios a cada semana.
3 – Quanto tempo?
Pode iniciar com 5 minutos mas planeje aumentar o tempo gradativamente. Progrida pelo menos para 20 minutos de exercícios contínuos diariamente. O tempo ideal é de 30-45 min.
4 – Quantas vezes?
Faça exercícios aeróbios de 3-5 vezes por semana (faça exercícios de força nos outros dias). Se pratica exercícios aeróbios diariamente, alterne exercícios que exijam o efeito da gravidade com outros sem o apoio do corpo sobre os pés (i.e. caminhe um dia, pedale no outro ou pratique natação no outro dia).
5 – Faça com Segurança.
Seja precavido. Visite seu médico e depois procure por um profissional de Educação Física e o nutricionista antes de começar qualquer programa de atividade física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário