SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

terça-feira, 12 de outubro de 2010

SAIBA MAIS SOBRE A WHEY PROTEIN

A whey protein é um composto de proteínas isoladas do soro do leite, extraídas da porção aquosa do leite, geradas durante o processo de fabricação de queijos e coalhadas. Atualmente, o soro do leite é considerado um alimento funcional e de apreciáveis aplicações nutricionais.
Existem diferentes tipos de produtos á base da whey protein disponíveis no mercado que se diferenciam quanto ao processo de extração, digestibilidade e velocidade de absorção, teores de proteínas, carboidratos, lipídeos, lactose e presença de substâncias bioativas.
Existem 3 tipos de whey protein disponíveis no mercado: as isoladas, as concentradas e as hidrolisadas. A whey protein isolada alcança altos teores de proteínas, podendo chegar á 95% da composição do produto, com pequenas quantidades ou ausência de lactose e gorduras. A whey protein concentrada possui menor valor protéico, variando entre 25 a 90%, com considerável quantidade de lactose, gordura, sais minerais, entre outros componentes. A whey protein hidrolisada evidencia a sua alta digestibilidade e sua rápida absorção.
Dentre os benefícios do uso do whey protein, este é fonte protéica de alto valor biológico, rápido esvaziamento gástrico e rápida absorção, melhora a biodisponibilidade de alguns minerais, é de boa praticidade no pós treino, melhora a saúde óssea, é antioxidante, aumenta a massa muscular, fortalece o sistema imunológico e cardiovascular, é antimicrobiano, antiviral, promove a saciedade, entre outros inúmeros benefícios.
A whey protein é eficiente na hipertrofia muscular devido a presença de aminoácidos que promovem a síntese protéica. Após a prática do exercício, uma elevada concentração de aminoácidos circulantes no sangue é importante para manter a integridade da massa muscular, hipertrofia, recuperação e ressíntese no pós treino, além de sustentabilidade do sistema imune.
Um estudo envolvendo homens e mulheres durante 6 semanas, suplementadas com 1,2g/kg/dia de whey protein e soja ou maltodextrina evidenciou aumento da massa muscular e também da força muscular. A whey protein pode desencadear reações alérgicas em alguns indivíduos devido a presença de casína, beta-lactoglobulina e alfa-lactoglobulina. A recomendação ideal de whey protein é de 0,8g/kg/dia. No entanto, esta média de consumo pode subestimar as necessidades protéicas dos indivíduos que se exercitam podendo prejudicar a recuperação do exercício físico.
É importante frisar que a whey protein não deve ser a única fonte protéica da alimentação, sendo necessária o consumo de outras fontes, tais quais os feijões, a soja, o leite e derivados e as carnes magras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário