SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 3 de outubro de 2010

PROPRIEDADES BIOLÓGICAS DO ALHO E DA CEBOLA

O Alho e a cebola, além de apresentar propriedades culinárias, tais como reforçar o paladar dos alimentos, possuem propriedades nutricionais que conferem poder anticarcinogenico, hipocolsterolemico, hipolipidemico, anti-hipertensivo, antitrombótico, antihomocisteína, cardioprotetor, antioxidante, antimutagenico, imunomodulador e prebiótico, sendo também utilizado contra dores de cabeça, desordens intestinais e tumores.Nas olimpíadas da Grécia, os atletas consumiam estes alimentos como estimulantes, na India como antiséptico e antiulceras, na China era usado contra dores de cabeça, disenteria e cólera e nas grandes guerras, era usado como antiséptico e contra gangrena. As evidencias de diversos estudos realizados sugerem que as propriedades nutricionais e terapêuticas do alho e da cebola ocorrem devido a presença dos compostos organosulfuricos, aliina, l-cisteina, etc. Os flavonóides são abundantes na cebola e praticamente ausente no alho. O óleo essencial de alho, o alho macerado e o pó do alho são fontes de aliina que conferes propriedades hipocolesterolêmica. O alho e a cebola também são antimicrobióticos, combatendofungos, bactérias, parasitas e infecções virais devido a presença de algumas proteínas, saponinas, compstos sulfúricos e fenólicos.

Em relação às funções antioxidantes, o alho e a cebola tem a propriedade de oxidar o DNA, os lipídeos e as proteínas. As cebolas e os alhos tem função de prevenir o envelhecimento precoce, cardioprotetora, antinflamatória, anti doenças neurodegenerativa, anti Alzheimer e promove o envelhecimento saudável devido a presença dos fitoquimicos glutationa, vit. C e E, compostos fenólicos, flavonóides, aglicona, dentre outros. A ação antioxidante inibe a peroxidação lipídica e a oxidação do LDL, a ação antiinflamatória ocorre devido a ativação da NFKB. A quercetina e o kaemferol são antineoplásicos e inibem a bioativação enzimática. A quercetina ainda promove uma melhor absorção intestinal. Em relação ao sistema respiratório, a presença de determinados compostos, tais como cepaenes e tiosulfonatos inibem ciclooxidase e a lipooxidades, tendo atividade antiasmática e antiinflamatória e mantenedor da homeostase imune, estimulando a produção de anticorpos e a ação linfótica.

Os estudos apresentam resultados contraditórios devido as variedades e dosagens apresentadas. O estudo conclui que a cebola e o alho devem ser consumidos como parte da dieta, não somente pelas propriedades organolépticas, mas também pelas propriedades nutricionais destas, sendo que o alho envelhecido não libera odor desagradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário