SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 3 de outubro de 2010

NUTRIGENÔMICA: NUTRIÇÃO MOLECULAR NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Até o presente momento, as pesquisas em nutrição concentram-se em deficiências e prejuízos á saúde. A nutrigenômica aumenta a nossa compreensão de como os nutrientes modulam a expressão gênica, influenciando no metabolismo celular e o equilíbrio orgânico. As expectativas em torno da nutrigenômica são imensos, mas o progresso é lento. Uma única experiencia com a nutrigenômica pode nos fornecer uma enorme quantidade de dados, e deve-se aperfeiçoar o conhecimento para extrair ao máximo a informação biológica dos dados.
Para otimizar os resultados da nutrigenômica, recomenda-se interagir as diversas áreas biomédicas para melhorias das pesquisas e a personalização das dietas, ou seja, dieta individualizada conforme a necessidade de cada indivíduo, identificando o principio ativo do alimento, garantindo eficácia do resultado.
Um alvo importante da nutrigenômica é estudar as influências do genoma na nutrição focando o tratamento contra o stress metabólico, a sindrome metabólica, a inflamação, a resistência insulínica e o stress visando prevenir a manifestação da doença e promover saúde, além de poder complementar a terapia farmacológica. As diversas tecnologias são complementares no tipo de informação que geram, dentre estes, a metaboloma, a proteoma, a transcriptomica e o sistema biológico.
A proteômica estuda a estrutura, o nível de expressão, a localização celular e a bioquímica protéica. A metabolômica estuda os processos metabólicos em nível endógeno e exógeno, bem como auxiliar a reduzir e\ou impedir o início e o impacto do DMII, DCV e alguns tipos de CA, além de promover a saúde e o bem estar através dos alimentos em um futuro próximo.
Deve-se , portanto, evoluir o conhecimento e as pesquisas para compreender a interação do nutriente com o genoma humano em nível molecular e a conexão entre a dieta e a manifestação externa dos genes, ou seja, o fenótipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário