SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 3 de outubro de 2010

ESTRATÉGIAS PARA ANALISES DA INTERAÇÃO GENE NUTRIENTES NO DMII

A DMII ( Diabetes mellitus tipo 2) é uma doença que se manifesta comumente em adultos com a média de idade de 52 anos nos anos 1976-1980, para 46 anos em 1999-2000, ou seja, a DMII está se manifestando precocemente, em relação ao período anterior. A obesidade está crescendo em todos os grupos, sendo que a DMII acomete menos de 1% das crianças. A população estudada incluía jovens e crianças de todos os 6 continentes abaixo de 18 anos de idade. A pesquisa registrou que 12,4% das crianças entre 2 e 5 anos de idade e 17% das crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos estavam no percentil acima de 95.
A obesidade aumenta a chance do DMII, além da resistência insulínica, sendo um fator de risco e de prognóstico em um futuro próximo. Foram analisados estudos em que os níveis de lipídeos séricos mudam em resposta a uma elevação de gordura ingerida pela dieta e uma dieta controle, no qual foram determinados diferenças na ingesta de nutrientes dentre os dois grupos.
A genética ou genótipo fornece a probabilidade de se desenvolver ou não as doenças crônicas. O estado de saúde é determinado pela resposta individual aos nutrientes e ao ambiente. A obesidade está relacionada com o consumo calórico, além de outros nutrientes. As pesquisas estão observando se a deficiência vitamínica contribui com o agravamento ou a manifestação da obesidade.
As pesquisas mostram que uma boa nutrição durante a gravidez e a infância interfere na suscetibilidade á doenças crônicas. O foco dos estudos são o folato e as vitaminas do complexo B através da interferência no metabolismo e na metilação do DNA. Além destes micronutrientes, existem outras que relacionam-se com a manifestação, alem dos macronutrientes. A deficiência de vitamina D, POR EXEMPLO, É RELACIONADA COM O AUMENTO DO CANCER, DOENÇAS AUTO IMUNES, HIPERTENSÃO E DOENÇAS INFECCIOSAS. A deficiência de vitamina D danifica a função cognitiva, DCV, Alzheimer e alguns tipos de câncer, além de diminuir a insulina. A desnutrição é mais comum em países em desenvolvimento, mas as dietas desequilibradas ( calorias vazias) também elevam á desnutrição.
A suscetibilidade do individuo ás doenças são influenciadas também pela genética, pois alguns indivíduos apresentam menos efeitos deletérios de uma deficiência nutricional, comparado ao outro. Para testar esstas hipóteses, propõe-se o aumento da vitamina em um individuo e correlaciona-lo com a resposta gênica, envolvendo o metabolismo desta vitamina através da analise da sequencia dos genes e os micronutrientes envolvidos com a obesidade e o DM.
As crianças que participaram deste trabalho eram da zona rural e estavam com deficiência de vit. E, A,C e B6, além de cálcio, acido linoléico, folato e calorias e baixo peso. Foram analisadas o estilo de vida, as concentrações metabólitas antes, durante e depois da intervenção, a atividade física e o estudo tinha como objetivo, fazer uma interface gene-nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário