SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 3 de outubro de 2010

SELENIO E ( NAC) N-ACETIL CISTEÍNA E INFERTILIDADE NOS HOMENS

Geralmente, 10 a 15% dos casais tem dificuldade com a concepção, sendo relacionado este fato á vários fatores, tais como, oligospermia ou astenospermia, causa de mais da metade dos caso de infertilidade. A infertilidade é um importante problema social, sendo atualmente desenvolvido vários avanços tecnológicos e técnicas na área reprodutiva no tratamento da infertilidade masculina nas mais diversas causas. Estudos em humanos inférteis desenvolvidos nos últimos 10 anos descobriram que a oxidação do DNA do esperma leva à pouca produção de sêmen.
O selênio é um elemento essencial no desenvolvimento testicular, na espermatogênese, na mobilidade e função do espermatozóide. Existem aproximadamente, 25 selenioproteínas em humanos e em animais. As selenioproteínas participam da estrutura do espermatozóide através da GSH-peroxidade. O aumento do oxigênio reativo ( ROS) diminui a fertilidade porque a ROS ataca a membrana do espermatozóide diminuindo a velocidade. O aumento de selênio aumenta a atividade da GSH peroxidase, diminuindo a ROS e aumentando a fertilidade masculina. Entretanto, os efeitos do selênio na fertilidade masculina e na melhora da qualidade do esperma ainda são controversos. Os estudos mostram resultados benéficos através da combinação selênio e vitamina E.
Em estudo desenvolvido, observou-se que 297 microgramas de selênio ao dia durante 3 meses. . A diferença nos resultados se deram por: 1) estudo da fertilidade nos homens nos grupos controle e placebo; 2) análises de sêmen; 3) história andrológica, genital, infecturinária ou varicocele; 4) tabagismo, uso de medicamentos ou exposição ambiental. O estudo foi duplo cego, controle placebo e randomizado, sendo realizado entre fevereiro de 2004 e dezembro de 2006 em homens com´media de idade de 31 anos ( entre 25 e 48 anos) apresentando algum sintoma de infertilidade masculina nos últimos 2 anos. Os pacientes com histórico de câncer foram excluídos. A avaliação incluía exames físicos e avaliação sérica dos hormônios E2, FSH, LH, inhibin B e PRL. Cada fase do estudo durou 4 semanas.
Os resultados apresentados mostraram que a suplementação de 200 microgramas de selênio por 26 semanas melhorou os paramentros do sêmen. A suplementação NAC e Selenio não apresentou efeitos adversos, sugerindo que o selênio e a NAC atendem as necessidades quando ingeridas. A suplementação de doses com selênio, NAC e selênio plus foram modestas. O aumento na produção de espermatozóide, a motilidade e a morfologia foram em 30%, 19% e 26%, respectivamente.
A concentração e atividade da glutationa peroxidase aumenta com o aumento do selênio ingerido. O mecanismo exato no qual o selênio exerce o seu efeito ainda não é esclarecido, mas há várias hipóteses. O selênio forma a glutationa peroxidase e hidroxiperóxido orgânico, diminuindo a formação de radicais livres e de agentes cititóxicos. O aumento sérico de androgenes e a diminuição de LH indicam que os efeitos dietéticos do se ou NAC na qualidade do sêmen dependem dos testes hormonais. Outra hipótese seria a ausência de sódio selenito que quando presente é maléfico. Outro estudo observou uma relação inversa entre a concentração de cádmio e o volume do sêmen que é associado ao estilo de vida.
A NAC é um poderoso varredor e reabastecedor do estoque de glutationa que quando depleltado, atua como antioxidante. O uso convencional do farmacoterápico melhora e mantém o sêmen em níveis normais.
O Se e o NAC é um eficaz, seguro e barato método de combate á infertilidade masculina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário