SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 3 de outubro de 2010

CERVEJA E SAÚDE: COMPONENTES E EFEITOS PREVENTIVOS DO SEU CONSUMO RELACIONADOS COM O ESTILO DE VIDA

A cerveja é uma bebida alcoólica, produzida através da fermentação do malte e do lúpulo, além de ser produzida também a partir do trigo, frutas data da primeira civilização do mundo, a mesopotâmia e inicialmente era extraída por meio da fermentação do pão, sendo muito rica em aminoácidos, vitaminas ( principalmente do complexo B), compostos fenólicos e minerais. Este estudo tem por objetivo estudar os efeitos do consumo da cerveja ( com moderação) e suas implicações na saúde humana, no que tange a ação preventiva contra o câncer, o diabetes mellitus tipo 2, a hiperlipidemia, a hipertensão e a osteoporose, dentre outros.
O processo de desenvolvimento de um câncer ocorre através do crescimento anormal das células de um órgão, comprometendo o seu funcionamento e conseqüentemente a saúde geral e é resultado da exposição ao consumo de alimentos contaminados com xenobióticos ( metais tóxicos que alteram o DNA), estilo de vida desregrado, exposição á ambiente radioativo, entre outros. Os fitoquimicos, substancias encontradas nas frutas, verduras, condimentos naturais ( cúrcuma, por exemplo), por serem ricas em antioxidantes, atuam prevenindo estes efeitos deletérios em nível celular protegendo o indivíduo contra o câncer. A cerveja é rica nestes nutrientes que seriam os polifenois e os ácidos ferulicos, sendo a cerveja uma bebida quimiopreventiva e contribui para a redução do risco de cânceres diversos.
Em relação á aterosclerose, o consumo do álcool aumenta o HDL colesterol ( bom colesterol) e diminui a agregação plaquetária ( diminui o risco de trombose e infartos do miocárdio) reduzindo o risco de mortalidade cardiovascular devido ao fato de a cerveja ser fonte de vitamina B6 e ácido fólico.
Em relação á osteoporose, o consumo moderado da cerveja e do vinho tinto aumenta a densidade mineral óssea, principalmente nas mulheres pós menopausa. Além deste fato, o lúpulo auxilia na regulação hormonal. Os estudos mostram também que o consumo moderado da cerveja e do vinho tinto auxiliam na redução do risco do diabetes e da demência, além de ser também um bom estimulante do apetite.
A cerveja apresenta um paladar amargo devido a presença de três substancias chamadas isohumolona, isocohumolona e isoadhumolona com funções antilipidemicas, antihipertensiva e com bons resultados na prevenção do diabetes tipo 2, pois melhoram a resistência insulínica.
É importante frisar e reforçar que o consumo das bebidas alcoólicas citadas trazem benefícios á saúde, mas moderadamente, pois o consumo desenfreado e desregrado pode levar o indivíduo á desenvolver doenças hepáticas, cânceres ( sobretudo do trato gastrointestinal). Em relação ás isohumolonas, mais estudos estão sendo realizados para confirmação dos seus resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário