SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Suplementos Nutricionais e Atividade Física

Um fato que chama a atenção é o comportamento de algumas pessoas que, interessadas em entrar em forma, procuram as academias.

Nada de errado haveria se elas estivessem dispostas a realizar um programa de treinamento orientado, visando maior bem estar e/ou modificar a composição corporal (perder gordura e ganhar massa muscular). O fato é que, ao entrar na academia, elas imediatamente perguntam: “o que eu tomo para ficar forte e magro?”

Este comportamento, bastante disseminado na nossa cultura, tem despertado o consumo de diversas substâncias com efeitos ainda duvidosos. Como exemplo, temos, aquele indivíduo que as vésperas do verão percebe que a sunga já não entra e o braço fica folgado na camiseta. Ele chega e pergunta: “como faço para queimar esta gordura e ganhar músculos?”.

Se este indivíduo estiver disposto a treinar para este fim, tudo bem. Porém, ele pode estar interessado em encontrar algum suplemento que faça isto por ele. A pergunta pode ser: “o que eu tomo?” E não, “como eu treino?”

Chamo isto de terceirizar a responsabilidade. A pessoa consome os alimentos equivocadamente, deixa de treinar e a responsabilidade em queimar a gordura e manter os músculos não é dela e sim do suplemento. Nenhum suplemento consegue remover a gordura do nosso corpo, apenas intervenções cirúrgicas fazem isto. Tome cuidado, porque existem diversos produtos que dizem retirar esta gordura, porém, cientificamente, nenhum comprovou isto.

A gordura, ao ser utilizada pelo nosso corpo é convertida em gás carbônico, que eliminamos na respiração. Não é possível eliminar gordura pela urina e a que já está em nosso corpo não sai pelas fezes.

O mesmo acontece com o indivíduo que vai a academia e quer ficar forte da noite para o dia. Busca suplementos como aminoácidos e outros que prometem o ganho de massa muscular rapidamente. O fato mais importante é que este ganho, se por ventura acontecer, irá implicar em sobrecarga ósseo-articular.

Os ossos e as articulações não conseguem acompanhar, com a mesma velocidade, o ganho ocorrido nos músculos, ficando mais suscetíveis a inflamações e, cronicamente, a lesões.

Se então, seu objetivo é ficar forte e com pouca gordura no corpo, faça atividade física regularmente, possibilitando ao seu organismo adaptação progressiva ao ganho de massa muscular.

Reorganize sua alimentação, reduzindo o consumo de gordura nos alimentos e aumentando os alimentos ricos em carboidratos. Não acredite em dietas ou suplementos antes de uma avaliação da sua ingestão alimentar.

Busque a ajuda de profissionais capacitados para orientá-lo. Suplementar a alimentação de alguém sem saber o que esta pessoa ingere, pode determinar severos desequilíbrios nutricionais com o comprometimento do estado de saúde do indivíduo.

Treine bem e se alimente corretamente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário