SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

OS BENEFÍCIOS DO CHÁ VERDE

O chá ( Camellia sinensis) é uma das bebidas mais consumidas do mundo. Os principais tipos do chá, extraído desta planta citada acima são: o chá branco, produzido a partir de brotos e folhas muito jovens, que não sofreram exposição à luz solar, sendo eficaz no tratamento da hipertensão arterial, devido ao seu poder vasodilatador, diurético e antioxidante, além de estimular a queima calórica; o chá verde que é o produto da manufatura de folhas frescas de chá e do botão da planta, por meio de vaporização ou secagem, a temperaturas elevadas, para inativação das enzimas polifenoloxidases, de forma à prevenir a oxidação dos compostos fenólicos, sendo muito eficaz por suas propriedades antinflamatórias, hipoglicemiantes, hipolipidêmico e termogênico, auxiliando na perda de peso e redução do colesterol e da glicose ; o chá preto, que corresponde à 78% do chá consumido no mundo, principalmente nos países ocidentais. A produção deste chá consiste em manter as folhas quentes por 6 horas, no qual a oxidação das catequinas por meio da ação de algumas enzimas que aumentam a quantidade de polifenóis, que são os princípios ativos do chá verde e que proporcionam os efeitos benéficos ao indivíduo que faz o seu consumo regular. Por último, temos o chá oolong, um intermediário entre os tipos verde e preto, sendo produzido por aquecimento por 1 ou 2 horas.
Os chás contém óleos voláteis, vitaminas, minerais, purinas e polifenóis, principalmente as catequinas, sendo um poderosíssimo antioxidante, cujas propriedades serão citadas adiante. Estudos desenvolvidos na Revista American Dietetic Association sugerem que o consumo de 4 a 6 xícaras de chá verde reduz o risco de cânceres esofágicos e gástricos, considerando-se também que o consumo de água é primordial e não deve ser inferior à 2 litros ao dia. Os estudos comprovam também que o chá verde reduz o risco de doenças cardiovasculares, reduz o colesterol, a pressão arterial e reduz a agregação plaquetária e por conseguinte, o risco de trombose.
Os efeitos do chá verde, se explicam pelas propriedades de redução da formação e ativação de carcinogênicos, aumento da desintoxicação, proteção ao DNA contra agentes carcinogênicos e contra danos oxidativos; melhora da comunicação célula para célula, diminuição de metástases, entre outros benefícios á saúde.
O chá verde também apresenta propriedades termogênicas e promove a oxidação de gorduras, regularizando o metabolismo e auxiliando na adequação do peso. Também observou-se que o chá verde é eficaz no tratamento da gastrite crônica, além de ser antialérgico, exerce proteção contra doenças neurodegenerativas por atuar no Sistema Nervoso Central ( SNC), diminui a remineralização óssea e por conseguinte, previne a osteoporose e excelente como vermífugo ( ação antihelmíntica).
O chá verde deve ser consumido puro, sem adoçar, aos goles e vagarosamente, pois a adição de outros produtos podem diminuir a ação das catequinas no organismo. O chá deve ser feito fervendo-se a água e acrescentando as folhas após o cessar da fervura, pois o aquecimento também diminui a biodisponibilidade de nutrientes, diminuindo a sua eficácia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário