SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Esteróides Anabolizantes e Suplementos Nutricionais

Com as recentes revelações de atletas brasileiros que apresentaram em seus exames de urina resposta positiva para análogos da testosterona, surge a discussão de possíveis efeitos produzidos por suplementos nutricionais em tais indicadores bioquímicos.

Com isso levantamos a questão: seriam os suplementos nutricionais potentes o bastante para induzir alterações hormonais significativas?

Com o aumento do desempenho dos atletas no mundo todo, alguns “detalhes” do passado passaram a ganhar relevância nos dias de hoje. Diversos exemplos podem ser dados, como as roupas específicas para cada modalidade esportiva, favorecendo a sudorese e melhorando a aerodinâmica, bem como os calçados esportivos e os nutrientes.

Dentre os nutrientes, os carboidratos presentes nos pães, massas e cereais foram exaustivamente estudados 30 anos atrás. Recentemente surgiram os aminoácidos, algumas vitaminas e minerais. Entretanto, estes suplementos constantemente são confundidos com esteróides anabólicos, ou agentes potentes no aumento da massa muscular.

O aumento da massa muscular é de interesse estético, para aqueles que cultuam um corpo definido e muito para os atletas que encontram na massa muscular aumento da força necessária para a vitória em suas modalidades.

Neste contexto os suplementos nutricionais podem auxiliar, porém dentro de limites fisiológicos. O que isto quer dizer? Significa que nosso organismo apresenta um limite imposto pelas características genéticas.

Então podemos conseguir aumentar a força e a massa muscular dentro de parâmetros impostos pelo nosso código genético e esta limitação faz com que muitos atletas busquem formas alternativas para superá-lo.

Tais formas fogem do alcance da nutrição, ficando a cargo de fármacos que, em sua maioria, são ilícitos. Recentemente surgiu no mercado um composto denominado deidroepiandrosterona (DHEA).

Este composto foi denominado em 1994 pela agencia americana de controle de drogas e alimentos (FDA) como suplemento nutricional. Interessante é que o DHEA ocorre naturalmente em nosso organismo e sua estrutura é semelhante à testosterona (hormônio sexual masculino).

Estudos recentes têm demonstrado que de acordo com a dose consumida oralmente de DHEA, podemos alterar as concentrações de testosterona e seus análogos em nosso organismo.

Então, este “nutriente” pode desencadear pequenas alterações hormonais sensíveis aos métodos bastante precisos empregados pelos comitês de controle de dopagem.

Fica claro então que não basta o produto ter seu comércio autorizado para representar uma substância permitida. Basta lembrar que diversos medicamentos utilizados inadvertidamente por atletas (antiinflamatórios, por exemplo) são detectados no exame anti-dooping.

Um fato é evidente, suplementos nutricionais não promovem alterações de desempenho acima da capacidade individual. Se promoverem não são suplementos nutricionais e sim fármacos devendo ser tratados como tal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário