SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sábado, 12 de junho de 2010

SÍNDROME METABÓLICA

A síndrome metabólica é definida como um conjunto de desordens metabólicas e fatores de risco cardiovascular presentes em um indivíduo. Estudos relatam que o estado inflamatório subclínico e a obesidade visceral associados á resistência são fatores determinantes da síndrome.
Considera-se que o indivíduo apresenta síndrome metabólica quando apresenta pelo menos três compenentes alterados citados adiante: obesidade abdominal, triglicerídeos acima de 150mg/ dl, HDL acima de 40 mg/dl para mulheres e acima de 50 para homens, pressão arterial acima de 130 x 85 e glicemia de jejum acima de 110.
Apesar de não fazerem parte dos critérios diagnósticos da síndrome metabólica, várias condições clínicas e fisiopatológicas estão associadas, tais como ovários policísticos, doença hepática gordurosa não alcoólica, microalbuminúria, estados pró-trombóticos, estados inflamatórios.
A síndrome metabólica também pode estar associado com a síndrome de ovários policísticos e mal de Alzheimer.
Conclui-se que uma alimentação rica em fibras, por meio de ingestão regular de frutas, verduras, cereais integrais e gorduras polinssaturadas diminuem a prevalência de síndrome metabólica dwevido ao fato de estes alimentos serem antioxidantes e antinflamatórios reduzindo a resistência insulínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário