A presença do câncer na humanidade é conhecida há milênios. Existem relatos de doenças muito semelhantes no antigo Egito. Hipócrates também relatou algumas enfermidades que, nitidamente, são relatos de alguns tipos de câncer. Entretanto, a vida estressante das cidades grandes, a industrialização, associados ao sedentarismo, consumo de alimentos pobres em nutrientes, enfim, mudanças no estilo de vida para pior foram fatores determinantes para o aumento de novos casos da doença em diversos órgãos do corpo humano. Estima-se que 35% dos diversos tipos de câncer ocorrem em razão de dietas inadequadas.
Estudos recentes comprovam que hábitos de vida saudáveis, tais como alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras e cereais integrais, atividade física regular, manutenção do peso corporal adequado e não uso de tabaco e bebidas alcoólicas promovem uma redução de 60 a 70% do risco de se desenvolver o câncer.
Diante do exposto acima, preconiza-se que as frutas devem ser consumidas no mínimo duas vezes ao dia, sendo o ideal entre 3 e 5 porções; 2 a 4 porções de verduras cruas, priorizando-se sempre as frutas e verduras da safra, da região e o mais natural possível, ou seja, com o minímo de agrotóxicos. Os carboidratos complexos ( frutas e cereais integrais) devem ser consumidas no minímo 5 vezes ao longo do dia, a fim de minimizar o impacto glicêmico, o que proporciona manutenção da glicemia em níveis normais e prevençao do Diabetes. As gorduras devem ser consumidas em forma de óleos vegetais ricos em ômega 3. A ingestão excessiva de gorduras, principalmente as de fonte animal são associadas a elevada incidência de cânceres de cólon, reto, prótrata e mama. Recomenda-se também o consumo de fitoquímicos, substâncias presentes nos alimentos funcionais ( no tomate, na aveia, no peixe, entre outros), e que atuam em nível celular no nosso organismo regulando o metabolismo e as demais funções do nosso corpo, promovendo saúde e vida longa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário