SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

domingo, 28 de novembro de 2010

ANTICONCEPCIONAL NA ADOLESCÊNCIA

A iniciação sexual precoce tem contribuído para o aumento da incidência de gestações não planejadas, aborto induzidos e DST. Dentre os métodos anticoncepcionais, o mais utilizado é a pílula hormonal combinada. Dentre as desvantagens referentes ao uso da pílula anticoncepcional hormonal, inclui-se a depleção de nutrientes. Na escolha do método anticoncepcional, deve-se levar em consideração a maturidade biológica e psicológica do indivíduo.
Os anticoncepcionais orais mais usados são os tipo combinado, estrogênio e progestina, monofásico e de baixa dosagem. O principal estrogênio utilizado é o etinilestradiol, sintetizado a partir do radical metila á molécula de estradiol. Os progestágenos pertencem ás duas classes: os derivados da 19 nortestosterona e os derivados de pregnana. Os 19 nor são sintetizados a partir da molécula de testosterona, tendo atividade androgênica com efeitos tais como hirsutismo, retenção hídrica, alterações do perfil lipídico e intolerância á glicose, sendo os principais derivados da 19 nor a norestisterona, levonosgestrel e linosterol. Recentemente, tem-se usado o gestodeno, desogestrel e norgestimato, pois este ultimo promove aumento da globulina carreadora d ehormonios sexuais e diminuição da testosterona. Derivada da pregnana, a ciproterona apresenta efeito antiandrogenico.
Estudos relatam que estes compostos podem melhora o prefil lipídico com aumento do HDL e pouco alteram a tolerância á glicose. As principais indicações são para anticoncepção, ovários policísticos, endometriose, TPM, dismenorreía, acne e hirsutismo, além de hipermenorréia, miomas uterinos e hipogonadismo feminino.
Por outro lado, as contra indicações são hipersensibilidade aos princípios ativos dos anticoncepcionais, gravidez ou suspeita, desordens tromboembólicas, doenças arteriais, AVC, câncer de mama ou tumor estrogênico, sangramentos uterinos não diagnosticados, insuficiência hepática e insuficiência renal.
As reações adversas aos anticoncepcionais incluem edema periférico, aumento do seio, cefaléia, náuseas e vômitos, diarréia, aumento de peso, amenorréia, sangramentos, hipomenorréia, ansiedade, depressão, cloasma, melasma, colestase biliar, aumento da suscetibilidade a câncer de colo uterino, entre outros.
Estes anticoncepcionais devem ser prescritos com precaução em pacientes com asma, ansiedade, diabetes, hipertensão e dislipidemias. Em relação ás deficiências nutricionais, os anticoncepcionais depletam nutrientes, inibem a absorção, a síntese, transporte, armazenamento, metabolismo e excreção.
Em relação á deficiências nutricionais decorrente do uso dos anticoncepcionais, a deficiência de vit. B6 interfere no metabolismo do triptofano, causando cefaléia, vômitos, depressão, vertigens, instabilidade emocional, baixa concentração. Em relação á vitamina B3, a deficiência acarreta altos níveis de ácido xanturenico na urina, inibindo a conversão endrógena de triptofano em niacina; a deficiência de ácido fólico compromete o crescimento e a síntese de DNA e RNA, principalmente na infância, adolescência e gravidez, além de causar anemia, inapetência, depressão, irritabilidade, perda de memória, glossite, gengivite, diarréia, displasia cervical, aumento do risco de câncer de útero ou cólon retal, abortos, falha no tubo neural, fenda palatina, espinha bífida e danos cerebrais. A falta de vitamina C aumenta o risco de infecções; a falta de zinco compromete o crescimento e desenvolvimento, a imunidade e a função reprodutora, além de queda de cabelo, alterações na pele, aumento de infecções e baixo crescimento. A deficiência de cobre eleva o risco de doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário