SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O PAPEL DA NUTRIÇÃO FUNCIONAL NO TRATAMENTO DAS DISLIPIDEMIAS

As dislipidemias são caracterizadas pela presença de gordura no sangue em quantidades acima do padrão de segurança, fato este que pode acarretar problemas desaúde ao indivíduo, tais como hipertensão arterial, infarto, AVCs, dentre outros.
As dislipidemias são classificadas como primárias ou secundárias, sendo as de causa primária, caracterizadas por serem de causa genética e as secundárias provenientes de alguma doença, uso de medicamentos e hábitos de vida inadequados, obesidade, tabagismo e etilismo.
Dentre as doenças que podem causar dislipidemias, destacam-se o hipotireoidismo, a síndrome nefrótica, a insuficiência renal crônica, a obesidade e hepatopatias. Dentre os medicamentos que podem interferir no aumento do colesterol sérico, citam-se principalmente os anabolizantes e os anticoncepcionais.
N a nossa alimentação, dentre os fatores que interferem no aumento da dislipidemia, citam-se o consumo de gordura saturada ( carnes gordas), gorduras trans ( industrializados, tais como biscoitos e caldos de galinha em cubos), leite em excesso, chocolates, doces, balas e afins. O café também eleva o colesterol devido a presença de algumas substâncias presentes neste produto, porém, a maior parte desta gordura fica retida no filtro, sendo portanto, indispensável utilizar o filtro na preparação do café.
Dentre os alimentos e nutrientes que podem ser úteis na redução do colesterol, citam-se os probióticos, presentes no YAKULT. Também são importantes os alimentos fontes de fibras solúveis, tais como a aveia, o mamão, a ameixa, a linhaça, o alho. A soja é importante, assim como o azeite de oliva extra virgem, as castanhas e o abacate que devem ser consumidos uma vez ao longo do dia em refeições isoladas ou associadas à frutas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário