SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sábado, 3 de julho de 2010

O PAPEL DA NUTRIÇÃO FUNCIONAL NA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS PROSTÁTICAS

As doenças prostáticas tem sido um assunto de grande relevância, por ser um problema relacionado À saúde do homem. Dentre as doenças mais comuns, cita-se a prostatite, a hiperplasia benigna da próstata e o câncer de próstata. Na prevenção do câncer de próstata, deve-se evitar o consumo de alimentos pobres em nutrientes, industrializados e alimentos artificiais, além de promover uma adequação de peso. A próstata é uma glândula endócrina que faz parte do sistema reprodutor masculino, cuja principal função é produzir o sêmem.
Conforme citado acima, a dieta pode ser um fator protetor ou desencadeador do câncer de próstata. Uma alimentação com excesso de gorduras de origem animal, carne vermelha, alimentos fontes de cálcio, churrascos e frituras tem sido associados ao aumento no risco de se desenvolver este tipo de câncer. Por outro lado, uma dieta rica em vegetais, frutas, cereais integrais e peixes que são fontes de vitaminas, minerais, fibras vegetais e fitoquímicos têm sido indicada como um fator de proteção para a redução do risco de se desenvolver neoplasias. Sabe-se também que a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento deste câncer, portanto, a manutenção do peso adequadamente minimiza os riscos de desenvolvimento neoplásico.
Dentre os alimentos desencadeadores do câncer, destacam-se o leite, derivados e fontes de cálcio de origem animal, em quantidades excessivas, ou seja, acima de 3 porções ao longo do dia. Em relação á associação entre obesidade e neoplasias prostáticas, bem como as demais doenças relacionadas, observa-se que o tecido adiposo é capaz de armazenar pesticidas lipossolúveis e produzir hormônios androgênicos, que por sua vez, são indutores da proliferação desordenada de células prostáticas, além de ser a obesidade visceral, uma doença que compõem a síndrome metabólica.
Estudos mostram que o consumo de três a seis porções de alimentos fontes de fitoquímicos,dentre estes, o licopeno ( presente no tomate, goiaba, melancia, mamão, morango) maximizam o efeito protetor devido a presença de enzimas antioxidantes que estabilizam o oxogenio singlet, regulação da membrana mitocôndria e nuclear, induzindo as células tumorogênicas da próstata à apoptose. Nestes estudos, observou-se que o consumo deste fitoquímico reduziu os níveis de PSA nos exames de próstata.
Outro micronutriente que participa ativamente como fator protetor nas doenças prostáticas é o selênio, presente nas castanhas em geral. Os ácidos graxos, presentes nos peixes de água marinha também são fatores protetores desta disfunção. O consumo do abacate tem sido incentivado como preventivo da hiperplasia benigna da próstata, devido este alimento ser fonte de tocoferóis,esteróis e carotenóides. O mamão papaia também apresenta substâncias fitoquímicas protetoras da próstata
Em relação aos fitoterápicos, os principais no tratamento da hiperplasia benigna da próstata são a raiz de urtiga, que reduz os sintomas da prostatite e da hiperplasia, aumentando o fluxo urinário e o redução do volume urinário residual e a ameixeira africana, inibidora dos receptores androgênicos da próstata, reduzindo o seu efeito proliferador, reduzindo o crescimento das células destas glândulas.
Conclui-se por meio deste estudo que a maior parte dos nutrientes e compostos bioativos correlacionados e/ou tratamento das doenças prostáticas estão presentes nas dietas mais consumidas nos países orientais que priorizam o consumo de frutas, verduras, cereais integrais, ou seja, fontes de fibras, vitaminas, minerais e compostos bioativos, enquanto o consumo da dieta ocidental tem contribuído para o aparecimento das patologias citadas neste estudo devido ao consumo exagerado e muitas vezes desregrado de carnes vermelhas, leite e derivados, produtos artificiais e industrializados. Deve-se estudar o indivíduo individualmente, respeitando-se as características orgânicas, pois o mesmo nutriente pode ser benéfico para um e maléfico para outro indivíduo, portanto deve-se respeitar o metabolismo fisiológico de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário