SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

quarta-feira, 21 de julho de 2010

GLÚTEN E INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA

A individualidade bioquímica vem sendo tratada com muita atenção. Pesquisas recentes têm introduzido este conceito para o entendimento da grande variedade de distúrbios que afetam à saúde humana. A individualidade bioquímica é a base para a teoria de que a nutrição aplicada com a devida atenção e preocupação acerca das variações genéticas individuais e oferecem solução para muitos problemas de saúde. A combinação do conhecimento da individualidade bioquímica associadas à composição nutricional dos alimentos e das alterações sofridas pelos mesmos durante o processamento permitem uma nutrição adequada ao indivíduo.
Além das necessidades energéticas individuais, há de se considerar o fato de muitos indivíduos apresentarem reações adversas aos alimentos, como as reações de hipersensibilidade alimentar.
De um modo geral, as hipersensibilidades alimentares são classificadas em dois grandes grupos: a alergia alimentar e a intolerância alimentar. O primeiro é caracterizado por ser uma reação do sistema imune, enquanto o segundo pode desencadear vários mecanismos patológicos.
Em relação ao glúten, esta substância é uma rede protéica presente no trigo, na aveia, na cevada e no centeio. Estudos relatam que indivíduos que consomem alimentos fontes de glúten apresentam reações alergênicas que culminam em distenção abdominal, náuseas, diarréia, coceiras, vermelhidão na pele, tosse persistente, rinite e outras complicações. A maior restrição ao consumo do glúten se dá pela manifestação da doença celíaca. A doença celíaca é uma doença que se manifesta no intestino humano e ocorre em indivíduos predispostos genéticamente.
Estudos também verificaram que dentre os sintomas citados, incluem-se flatulência, fadiga, dor nas articulações, má absorção dos nutrientes, gastrite, esofagite, distúrbios hepáticos e da tireóide, danos nas articulações e neurológicos.
O indivíduo com doença celíaca deve evitar o contato, mesmo que via inalação de produtos que contenham trigo, centeio e cevada. Alguns estudos mostram que alguns indivíduos toleram a ingestão de aveia sem sofrer complicações, desde que haja restrição total dos demais alimentos derivados do trigo, centeio e cevada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário