SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

quarta-feira, 21 de julho de 2010

DISTÚRBIOS DO SONO: INSÔNIA, APNÉIA OBSTRUTIVA E RONCO

Nós passamos aproximadamente um terço de nossas vidas dormindo, sendo que fatores externos, orgânicos e emocionais interferem diretamente na qualidade do sono. Um indivíduo, uma vez afetado por problemas de insônia, sendo uma noite mau dormida ou um período longo de sono insatisfatório tem prejudicada todas as suas funções fisiológicas, hormonais e psicológicas, interferindo negativamente na produtividade no trabalho, nos afazeres diários e na atividade intelectual, além de reduzido coeficiente de atenção. A insônia é definida como a dificuldade de dormir ou mantê-lo continuamente durante a noite ou até mesmo despertar antes do horário desejado. A ciência utiliza diversas técnicas para minimizar a insônia, sendo que dentre estas, destacam-se o uso de fitoterápicos e alimentos mais leves, principalmente no período que antecede o momento de dormir. No entanto, a insônia pode ser causada por outros fatores, além dos fatores emocionais, ansiedade, psicológicos e patológicos: o ronco e a apnéia obstrutiva, sendo a apnéia obstrutiva ( SAOS), definida como episódios repetitivos de cessação da respiração durante o sono.
A alimentação e os hábitos de vida interferem diretamente na qualidade do sono, pois um indivíduo que não se alimenta corretamente, tem uma vida desrregrada, é etilista ( consome muita bebida alcoólica) e tabagista certamente terá problemas de insônia, principalmente por fazer uso de produtos irritantes e excitatórios do sistema nervoso.
O tratamento da insônia deve ser mediante hábitos adequados de vida, pratica de atividade física regular, consumo de frutas e verduras, beber água regularmente, alimentar-se de 3 em 3 horas, evitar produtos artificiais, embutidos, industrializados, consumir álcool moderadamente e suspender o tabagismo.
A prática fitoterápica também mostra que consumir chás medicinais com poderes sedativos e tranqüilizantes auxiliam no tratamento da insônia. Recomenda-se tomar chás de camomila, melissa, kava kava, capim cidreira, funcho e erva doce para estimular o sono.
Em relação ao ronco, para minimizar os seus efeitos, recomenda-se não dormir de barriga para cima, mas sim de lado, na posição fetal; evitar o consumo de bebidas alcoólicas, evitar o consumo de alimentos indigestos antes de dormir e promover a adequação de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário