SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

OS BENEFÍCIOS DE UMA ALIMENTACAO SAUDÁVEL

Ter uma alimentação equilibrada e adequada é saber o que comer, considerando a qualidade e a quantidade, sendo vital para a saúde orgânica. Sabe-se que saúde e completo estado de bem estar físico, mental, emocional e espiritual, portanto, alimentar-se adequadamente e promover saúde e prevenir doenças.
Quais os segredos de uma alimentação saudável? Alimentar-se saudavelmente e saber escolher corretamente os alimentos, consumindo sempre alimentos frescos, de boa procedência e ricos em nutrientes. Faz parte da elaboração de um plano alimentar equilibrado, consumir frutas e verduras com freqüência, comer cereais integrais ( pães, aveia, granola) que juntamente as frutas e verduras são ricas em fibras, vitaminas e minerais que promovem o bom funcionamento do intestinos, redução dos níveis de colesterol, gordura e açúcares no sangue, consumir carnes magras diariamente para prevenir anemia. As carnes devem ser magras, de preferência de frango ou peixe e com pouca gordura para não aumentar os níveis de gordura do sangue, alem de serem ricas em proteínas, vitais para a formação da pele, cabelos e os demais tecidos do nosso corpo. O consumo de arroz e feijão e importantíssimo para a saúde por serem fontes de proteína e devem ser consumidos diariamente. O consumo de leite e derivados devem ser consumidos com moderação, desde que o indivduo não tenha nenhuma intolerância a esses alimentos devendo ser consumidos os leites desnatados e os queijos magros que são os brancos ( ricota, cottage, frescal). As castanhas, pistache, amendoim e demais oleaginosas são importantes por serem cardioprotetores ( bom para o coração), ricos em antioxidantes ( previnem doenças) e antiinflamatório. Os óleos adequados para se consumir nas preparações são os óleos de canola, girassol e linhaça que são cardioprotetores, antiinflamatórios e reguladores dos níveis hormonais. O azeite deve ser consumido sempre cru, ou seja, sem levar ao fogo, para que seja mantida as suas propriedades nutricionais.
Também e importante alimentar-se de 3 em 3 horas, mastigar vagarosamente os alimentos, evitar beber líquido durante as refeições, beber em média 2 litros de água ao longo do dia, comer em pequenas quantidades e várias vezes ao dia (dieta fracionada), conforme a orientação do seu nutricionista.
Por fim, não somente alimentação, mas os hábitos de vida devem ser modificados e seguidos com disciplina para melhorias da qualidade de vida, tais como exercitar-se fisicamente, no mínimo 3 vezes por semana, alimentando-se adequadamente antes para prevenir indisposições durante a atividade física, dormir bem, cuidar da higiene, usar roupas confortáveis, ingerir bebida alcoólica com moderação, não fumar e sempre cultivar o bem estar e a harmonia entre as pessoas do seu convívio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário