SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

CUIDADOS NUTRICIONAIS NO TRATAMENTO E PREVENÇAO DA GOTA

A gota é uma doença decorrente do distúrbio ou deficiência do metabolismo da purina em que há níveis anormalmente altos de ácido úrico acumulados no sangue ( hiperuricemia). Como conseqüência formam-se urato de sódio que são acumulados como tofos ou pequenos cristais nas articulações e tecidos circundantes.
Essa deposição de ácido úrico também pode levar á nefrolitíase (cálculos renais). Na gota crônica, um local clássico de deposição destes tofos ou cristais é na hélice do ouvido (parte superior), porém, também é muito comum no cotovelo e no joelho. A deposição de ácido úrico pode destruir os tecidos articulares, desencadeando a artrite.
Geralmente, a gota se manifesta após os 35 anos, afetando principalmente o sexo masculino e é caracterizado por uma súbita e aguda dor artrítica que se irradia nas pernas.
As causas da gota, em sua maioria são decorrentes da alimentação rica em proteínas, bebidas alcoólicas e exercícios físicos em excesso. A obesidade é comumente associada á gota. O jejum e a dieta pobre em carboidratos podem precipitar a crise.
O plano alimentar adequado á um paciente com gota deve ser rica em carboidratos, moderada em proteínas e pobre em gorduras. Também é conveniente adequar o peso do indivíduo. O consumo de álcool aumenta a produção de ácido úrico devido ao etanol presente. Nesse caso, o paciente deve evitar o consumo da bebida alcoólica. Também é recomendável que se ingira 2 litros de água filtrada diariamente, sempre aos goles e vagarosamente para diluir a urina.
Deve-se evitar consumir vísceras e miúdos como por exemplo, fígado, coração, moela; frutos do mar, embutidos em geral (presunto, salsicha), caldo de carne em cubos ( tipo caldo knorr), feijões, grãos integrais, sementes e oleaginosas ( castanhas, coco, nozes); alho poro, aspargos e espinafre. As carnes devem ser magras e preferencialmente brancas ( peixe e frango) e devem ser consumidas 2 porções ao dia ( 1 no almoço e 1 no jantar).
O consumo de leite devem ser moderado e preferencialmente desnatado, assim como os queijos magros, sendo consumidos no máximo em 3 porções ao longo do dia; os vegetais e frutas devem ser consumidos á vontade, com exceção dos citados acima; os óleos e gorduras devem ser consumidos com moderação, sendo preferenciais os óleos de girassol e canola, além do azeite e óleo de peixe. Os carboidratos, tais quais o arroz, macarrão, batata e pão branco devem ser consumidas nas devidas proporções.
É importante que a elaboração de um plano alimentar adequado deve ser realizado sempre sob a orientação e responsabilidade de um nutricionista capacitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário