SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

FITOTERÁPICOS NO TRATAMENTO DA OBESIDADE

O tratamento fitoterápico é baseado no tratamento de manifestações patológicas através de substratos naturais, que são as plantas frescas ou secas, inteiras ou extraindo-se o seu principio ativo com a finalidade de prevenir, aliviar ou curar uma doença, pela ação de fitoquímicos, vitaminas e minerais.
Atualmente, a suplementação de fitoterápicos fazem parte da precriçãona rotina de nutricionistas e médicos com o intuito de otimizar os resultados. As fórmulas fitoterápicas são manipuladas sob a forma de extrato seco, tintura ou pó reequilibrando o organismo e possíveis danos de uma dieta alimentar muito quantitativa e pouco qualitativa, ou seja, rica em quantidade e volume das refeições e pobre em micronutrientes que são as vitaminas e minerais, o que contribui para o aumento da obesidade e das doenças crônicas não transmissíveis( hipertensão, diabetes, AVC, etc.)
A seguir, serão apresentados os fitoterápicos mais estudados atualmente no tratamento da obesidade, cuja utilização, sob orientação do nutricionista capacitado, otimiza os resultados.
*Caralluma fimbriata – A caralluma fimbriata é um cacto perene comestível, utilizado tradicionalmente na dieta indiana e apresenta a propriedade de suprimir o apetite e diminuir a compulsão alimentar.
*Hoodia gordonii – Alguns estudos referentes á esta planta, natural da África do Sul relatam propriedades de supressão á fome e á sede, além de serem utilizadas no tratamento de cólicas abdominais, hemorróidas, tuberculose, diabetes e hipertensão arterial, porém os resultados ainda não foram suficientemente conclusivos e mais estudos precisam ser desenvolvidos.
*Garcinia cambogia – A Garcinia cambogia é uma fruta originária da Índia cujas propriedades auxiliam na perda de peso e supressão do apetite.
*Citrus aurantium – Popularmente conhecida como laranja amarga, laranja azeda ou laranja de Sevilha. O óleo extraído desta fruta é muito utilizada no tratamento da obesidade, hipertensão e anticonvulsivante, além de estimulante cardíaco, estomáquico, digestivo e tônico geral.
*Capsaicina – Essa substância, extraída da pimenta, tem a propriedade de inibir a inflamação induzida pela obesidade e síndrome metabólica. Alguns estudos mostram que a capsaicina auxilia e otimiza os resultados no tratamento da obesidade, na regulação da distribuição de gorduras, na melhora na tolerância da glicose e na resistência insulínica. A associação da capsaicina, tirosina, cafeína e catequina pode reduzir a massa gorda e aumentar a termogênese.
*Cafeína – A cafeína apresenta otimização do seu resultado quando associado á atividade física. Estudos avaliando o consumo isolado da cafeína observaram menor ganho de peso e redução de gordura corporal, no entanto, foi observado aumento na glicemia e da resistência insulínica em diabéticos. Em obesos, foi observado uma piora na resistência insulínica e na homeostase da insulina-glicose. Portanto, é necessário que se faça mais estudos para avaliar os efeitos colaterais no emagrecimento, principalmente em diabéticos.
*Ilex paraguaiensis (erva-mate) – A erva mate é popularmente usada no Brasil, principalmente na região sul através do chimarrão. A erva-mate tem propriedades antioxidantes, previne a oxidação do DNA, a lipoperoxidação do LDL, além de ser hipocolesterolêmico, hepatoprotetor e diurético. O extrato da erva-mate diminui o peso corporal, a gordura visceral e os níveis hepáticos e sanguíneos de lipídeos.
*Camellia sinensis – Esta planta é a mesma da qual se extraem o chá verde, o chá preto, o chá oolong, o chá branco, entre outros. A Camellia sinensis é rica em flavonóides e auxilia no processo de prevenção da obesidade e do sobrepeso.
*Gymnema sylvestre – Esta planta apresenta consideráveis resultados no tratamento de diabetes, dispepsia, desordens no fígado e retenção hídrica.
*Faseolamina – É um extrato obtido do feijão branco com a propriedade de interferir na hidrólise de carboidratos, diminuindo a sua biodisponibilidade intestinal, perda de peso e redução do volume abdominal.
*Fibras alimentares – A ingestão de fibras alimentares traz diversos benefícios á saúde, dentre eles menor risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes, obesidade e doenças gastrintestinais. Destas fibras, destacam-se as citadas abaixo: glucomanan,, psylium e quitosana.
*Glucosamanan – Seu uso está relacionado com o aumento da saciedade, aumento da excreção calórica de fezes, melhora do perfil lipidíco e glicidíco.
*Quitosana – O uso desta fibra alimentar otimiza os resultados no controle de peso.
*Psylium – Apresenta efeito hipoglicemiante e hipocolesterolemiante, além de contribuir com o equilíbrio da microbiota intestinal.

Por fim, é sempre importante frisar que todo e qualquer produto fitoterápico deve ser consumido somente sob a supervisão, responsabilidade e prescrição de um nutricionista capacitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário