SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

ACIDOS GRAXOS ÔMEGA 3: O QUE SÃO E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES?

ACIDOS GRAXOS ÔMEGA 3: O QUE SÃO E QUAIS AS SUAS FUNÇÕES

Os estudos com os Ácidos Graxos Ômega 3 se iniciaram na década de 70 quando 2 pesquisadores realizaram as primeiras pesquisas interrelacionando o perfil lipídico e o risco cardiovascular entre esquimós, no qual observaram-se entre os esquimós da Groenlândia uma taxa de morte por doenças cardíacas isquêmicas de apenas 3,5%.
Nessa pesquisa, foi observada diminuição dos valores de colesterol total, do triglicérides, do LDL colesterol, VLDL colesterol e aumento do HDL colesterol em homens. Os esquimós apresentavam aumento do consumo de gorduras e colesterol associados ao consumo aumentado de Ácidos Graxos Ômega 3 e diminuição do consumo dos Ácidos Graxos Ômega 6.
Essas observações levaram os pesquisadores á concluir que o consumo de Ômega 3 são fundamentais para o crescimento e desenvolvimento normais e têm uma importante ação na prevenção e tratamento de doenças artério-coronarianas, Hipertensão arterial, Diabetes, artrite, doenças auto-imunes, doenças inflamatória e câncer.
São fontes de Acido Graxo Ômega 3 ( Acido alfa-linolênico) a linhaça, a canola, as castanhas e oleaginosas em geral, peixes marinhos ( salmão, cavala, arenque), baleia, algas, óleo de fígado de peixe,sendo que os peixes citados devem ser de água fria e não devem ser cultivados em cativeiro para possam ter o Ômega 3.
Como benefícios, o consumo de Acido Graxo Ômega 3 leva aos seguintes ganhos:

· Na hipertrigliceridemia, o Ômega 3 protege contra doenças coronarianas através da diminuição da produção hepática de triacilglicerol e apoliproteínas beta que são as principais constituintes lipídicos e protéicos do colesterol VLDL;
· No processo inflamatório, o consumo do Ômega 3 age no organismo como antiinflamatório;
· No Diabetes Mellitus e na obesidade, o consumo é essencial na manutenção do balanço energético e no metabolismo de glicose, além de aumentar a termogênese e reduzir a deposição de gordura corporal;
· No tratamento do Câncer, o consumo do Ômega 3 diminui a incidência devido ás propriedades antitumorais e antiinflamatórias;
· O consumo do Ômega 3 auxilia no tratamento da acne, eritema e outras lesões cutâneas;
· Na depressão, observa-se que pacientes deprimidos apresentam diminuição dos níveis de Ômega 3;
· No tratamento da osteoporose e do mal de Alzheimer o uso do Ômega 3 apresenta ótimos resultados, principalmente como fator preventivo.

O importante, antes de qualquer procedimento é fazer uma consulta com um nutricionista capacitado para que este avalie a necessidade ou não de uma suplementação com a dosagem adequada para que se otimize os resultados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário