SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O AÇAÍ E AS SUAS PROPRIEDADES NUTRICIONAIS

O açaí é uma fruta redondinha do tipo baga que é colhida em cachos com a coloração quase negra quando madura. É muito consumido em forma de doces, cremes, sucos e licores, sendo cultivada em regiões cujo solo é alagado e em várzeas, principalmente nos estados do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá.
Em relação ás suas propriedades nutricionais, observa-se que é um fruto riquíssimo em nutrientes, porém, apesar de sua coloração, o açaí não é fonte de ferro devido a presença de taninos e fibras alimentares que inibem a sua absorção . Este fruto é altamente energético, sendo indicado para indivíduos que necessitam de ganho de peso devido ao alto teor de lipídios com o predomínio de ácidos graxos poliinsaturados e ômega 3. O açaí também é um importante antioxidante natural e é rico em vitamina E.
Alguns estudos realizados, constataram que o açaí também é cardioprotetor, prevenindo enfermidades cardiovasculares, circulatórias e também carcinogênicas ( previne o câncer), além de ser eficaz na prevenção do Diabetes mellitus e na doença de Alzheimer. Neste estudo, observou-se que o açaí apresenta propriedades fitoquímicas que conferem o poder de intervir no tratamento do Helicobacter pylori (gastrite) e induz a apoptose confirmando sua eficácia na prevenção do desenvolvimento do câncer.
É importante salientar que o açaí, em sua maioria é encontrado congelado no mercado para que sua durabilidade aumente e a suas propriedades nutricionais são mantidas nesta condição de conservação.
Por fim, o consumo do açaí é recomendável para promover saúde e prevenir doenças, mas deve ser consumido sempre com moderação e sob a supervisão de um nutricionista habilitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário