SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 31 de maio de 2010

PROPRIEDADES BENÉFICAS E AÇÕES TERAPEUTICAS DOS CHÁS

Entre as bebidas mais consumidas no mundo, o chá é uma das bebidas de maior consumo e maior aceitação em todos os cantos do mundo, sendo um hábito ligado ao prazer, conforto, aconchego e também ao convívio social.
Em principio, toda folha, tronco, flor, fruto, casca ou raiz pode ser utilizado para preparação do chá, sendo muito importante a forma de preparo, para melhor utilização dos princípios ativos das plantas.
O uso das plantas medicinais no preparo dos chás é extremamente benéfico e de excelente valor medicinal, pois são ricos em substâncias antioxidante, vitaminas e minerais. Normalmente, os chás são preparados nas formas de infuso ou decoctos. Infusão é você usar a água fervente em um recipiente e colocar 2 colheres de chá da planta seca, sendo importantíssimo não ferver a planta junto à água, mantendo-a infundida por cerca de 5 a 10 minutos e tampada. Se você ferver a planta com a água, pode-se perder os princípios ativos das plantas. As desvantagens da infusão são o efeito da extração de planta ser parcial, com baixo aproveitamento, não sendo aconselhável o uso de caules, troncos e demais componentes rígidos para este tipo de preparação.
A decocção permite melhor aproveitamento dos compostos bioativos das plantas, com a desvantagem do gosto forte e mais amargo, podendo ser adoçado com mel, açúcar mascavo, cravo e canela, agregando maior potencial medicinal à bebida ingerida, tornado-a mais nutritiva.
Os chás são hepatoprotetores, digestivos, calmantes, desintoxicante, laxativos, diuréticos e curativos, sendo necessário usar a planta especifíca para cada objetivo nutricional ou orgânico.
O uso de chás regularmente, associados à uma alimentação equilibrada auxilia em muito na manutenção da boa saúde e na melhoria da qualidade de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário