SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

DISBIOSE INTESTINAL

O que é disbiose intestinal? A disbiose intestinal é um estado no qual a micribiota produz efeitos nocivos ao nosso organismo através de mudanças qualitativas e quantitativas na própria microbiota intestinal, mudanças na atividade metabólica e mudanças em sua distribuição no TGI ( trato gastrointestinal), ou seja, é o equilíbrio entre os microorganismos que habitam no nosso TGI.Quais os tipos de bactérias que habitam em nosso TGI? As bactérias probióticas que exercem efeitos benéficos á nossa saúde; as bactérias comensais que compreendem a maior parte das bactérias, podendo ter ações que promovem o equilíbrio e desequilíbrio das funções do TGI e, por fim, as bactérias patogênicas que são as causadoras de doenças crônicas ou agudas, no qual as toxinas lesionam a mucosa intestinal e são absorvidas na corrente sanguínea causando distúrbios orgânicos.Quais os fatores que propiciam o desenvolvimento da disbiose intestinal? Tudo começa no parto. Crianças nascidas de parto cesáreo têm conteúdo de lactobacillus e bifidobactérias significativamente inferior ao das crianças nascidas de parto normal. Ao se iniciar o período de alimentação, que até o sexto mês deve ser o leite materno exclusivamente, observou-se que as crianças amamentadas exclusivamente ao seio apresentavam um conteúdo de probióticos muito superior em seu intestino, bem como menor número de diversas bactérias patogênicas, comparando-se com aquelas que são alimentadas por fórmulas lácteas. É importante frisar que as bactérias que primeiro colonizarão a criança, após o nascimento, estão diretamente correlacionadas ás bactérias do canal do parto, das fezes materna e do meio ambiente em que nasce. Sendo assim, a introdução ao uso de probióticos restabelece o equilíbrio intestinal
Os probióticos são bactérias essenciais para a manutenção da nossa saúde devido ás suas múltiplas funções no nosso organismo, á saber: síntese ( produção) de vitaminas do complexo B e Vitamina K; função digestória através da síntese de enzimas digestivas, regulação do trânsito intestinal e absorção de nutrientes; função cardiovascular, relacionada á redução dos níveis de colesterol plasmático; função metabólica, nos quais as bactérias probióticas produzem ácidos graxos de cadeia curta que são substrato metabólico para as células intestinais ( colonócitos), favorecem a detoxificação hepática e auxiliam na metabolização de medicamentos, hormônios, carcinógenos, metais tóxicos, entre outras substâncias, além de terem função imunomodeladora produzindo anticorpos e a manutenção da barreira mucosa intestinal.
O tratamento da disbiose intestinal requer orientação nutricional de um nutricionista funcional e exige do paciente disciplina, mudanças do estilo de vida, práticas de atividade física regularmente, alimentação equilibrada em nutrientes em nível qualitativo e quantitativo e prescrição de fitoterápicos, se necessário.

2 comentários:

  1. O tratamento da disbiose intestinal consiste em retirar da alimentação o leite, derivados do leite e glúten ( presente na farinha de trigo0, consumir pré-bióticos e pró-bióticos, cereais integrais e a´gua potável regularmente sempre aos goles e vagarosamente.

    ResponderExcluir
  2. No processo de recuperar o equilibrio intestinal e corrigir a disbiose, o consumo de 1 porção de castanhas diariamente e 2 colheres de sopa de abacate antes de dormir auxiliam no processo de perda de peso.

    ResponderExcluir