SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

ALIMENTOS QUE REGULAM A AÇÃO DA TIREÓIDE E AUXILIAM NA PERDA E REGULAÇÃO DO PESO CORPORAL

A tireóide é uma pequena glândula localizada na parte anterior do pescoço ( o famoso gogó) cujo formato é semelhante á uma borboleta. O seu formato e seu tamanho é desproporcional á sua importância e função. A função principal da tireóide é regular o metabolismo por meio do controle dos batimentos cardíacos, do funcionamento intestinal, das evacuações, da memória, do humor, entre outras funções também ligadas ao raciocínio. A hipotireoidismo é a alteração mais freqüente da tireóide, sendo prevalente em mulheres e com aumento em torno de 12 a 15% durante a menopausa. Essa perda ocorre porque o iodo é excretado pela urina, ocorrendo então a sua deficiência.
A tireóide produz os hormônio produz o hormônio T4 que é transformado em T3 ( o hormônio ativo). Quando o indivíduo tem hipotireoidismo, o corpo fica mais preguiçoso, com o metabolismo desacelerado e com tendência á ganho de peso. O tratamento, na maioria das vezes, é feito com um medicamento específico, prescrito pelo seu médico endocrinologista. Além do hipotireoidismo, existe também o hipertireoidismo que é caracterizada pela aceleração da tireóide, ou seja, produção excessiva de hormônios T3 e T4. Os sintomas mais comuns são insônia, taquicardia, irritabilidade, falta de concentração e perda considerável de peso corporal.
Quando a produção de T3 e T4 fica muito baixa, a hipófise ( uma glândula localizada próxima ao cérebro) começa á produzir mais TSH, estimulando a produção dos hormônios T3 e T4. Da mesma maneira, quando a produção destes hormônios aumentam, a hipófise é avisada e cessa a produção de TSH, sendo hipotireoidismo se o TSH estiver alto e hipertireoidismo se o TSH estiver baixo.

Alimentos que regulam a tireóide:

ALGAS – São ótimas fontes de iodo e ajudam na regulação hormonal. Seu consumo ideal é 1 pires de chá, dias a três vezes por semana.
FRUTOS DO MAR – As ostras, lagostas, camarões são riquíssimas fontes de iodo, além do cálcio também. Seu consumo ideal é em torno de uma porção de 120 g, duas vezes por semana, mas atente-se para o uso dos frutos do mar, pois se você for alérgico ou intolerante á estes alimentos, não os consuma!
PEIXES DE ÁGUA SALGADA – Os peixes de água salgada oferecem uma boa quantidade de iodo e cálcio, pois auxiliam no bom funcionamento de todo o organismo e da própria tireóide. Peixes recomendados: cação, badejo, atum, pescada, sardinha. O ideal é consumir 1 porção de 120g, 3 x por semana, sempre grelhados, cozidos ou refogados com pouco óleo. Evite consumir os peixes fritos e com muita gordura!
CEREAIS INTEGRAIS – São boas fontes de magnésio, mineral este que quando está em baixa, diminui a secreção de PTH ( hormônio secretado pelas glândulas paratireóides), o que prejudica na resposta óssea e renal do organismo. O consumo ideal é no mínimo de 1 porção de 100 g ao longo do dia.
LARANJA – Esta fruta é rica em selênio e vitamina C. É importante para o sistema imunológico, é antioxidante, participa da formação das catecolaminas que são potencializadas pelos hormônios tireoidianos.
SEMENTES – A linhaça dourada, sementes de abóbora e de girassol são ricas em cálcio e tirosina que auxiliam na regulação metabólica. O ideal é consumir meia xícara, 3 x por por semana.
CASTANHAS – As castanhas são ricas em selênio, são antioxidantes, atua na regulação da tireóide e do sistema imune. O ideal é consumir uma ou duas porções ao longo do dia.
CARNE VERMELHA – As carnes vermelhas são ricas em selênio e vitamina B6 que atuam na produção de hormônios e estimulam as funções imunológicas do organismo. O ideal é consumir 1 porção de 120 gramas, por dia.

Um comentário:

  1. Outras opções: Suco verde: couve com laranja ou laranja e espinafre ( qualquer vegetal verde escuro desde que seja consumido cru é uma importante fonte de magnésio que auxilia no papel do iodo na tireóide.

    ResponderExcluir