SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Nova posição da ANVISA sobre BCAA, cafeína e creatina

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu autorizar o uso da cafeína e da creatina em suplementos alimentares para atletas profissionais. Antes, as duas substâncias só eram permitidas em alguns tipos de medicamento. Daqui a 18 meses, os suplementos deverão ter no rótulo frases de advertência recomendando que eles não sejam utilizados por quem não é atleta profissional, porque isso pode trazer riscos à saúde. A cafeína pode acelerar o coração e a creatina pode trazer problemas renais.

Pela ANVISA, atletas profissionais fazem da atividade física seu trabalho profissional e treinam em alto rendimento.

As embalagens de creatina deverão também trazer a advertência de que o consumo de mais de 3g por dia da substância pode trazer danos à saúde.

Além dessas duas substâncias, a Anvisa também permitiu a venda de suplementos para atletas na forma de "pack", ou seja de pacotes que reúnem unidades de produtos diferentes.

Já os aminoácidos de cadeia ramificada (AACR ou BCAA) foram retirados da categoria de alimentos para atletas porque não foi comprovado que eles melhoram o fornecimento de energia, o que eu não concordo de forma categórica.

Em todos os alimentos destinados a atletas, inclusive os isotônicos, a embalagem deverá trazer a seguinte frase: "Este produto não substitui uma alimentação equilibrada e e seu consumo deve ser orientado por nutricionista ou médico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário