SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Anemia


A anemia mais comum encontrada em nossa população é a ferropriva ou ferropênica. Além delas, as aneminas por deficiência de vitamina B12 e/ou ácido fólico também se tornam bastante comuns. MAs queria chamar atenção de outras causas: com características muito semelhantes à da anemia ferropriva (cansaço, taquicardia, falta de concentração, sono constante durante o dia, pele pálida, com pouca coloração, gripes e resfriados constantes, entre outros), a incapacidade de transportar o oxigênio via corrente sanguinea também pode se dar pela falta de::

1 - Vitamina B6 - necessária para inciar a formação do heme (juntar succinil-Coa com glicina), composto que compõe a hemoglobina.

2 - Zinco - necessário para proteger os grupos sulfidrilas da enzima delta ácido aminolevulínico desidratase, 2ª etapa na formação do heme.

3 - Vitamina B2 - fundamental para ativar a enzima ferroredutase, que é quem converte o ferro de origem vegtal, de baixa absorção, no ferro de origem animal, de melhor absorção intestinal.

4 - Cobre - necessária para ativar a enzima hefaestina, que é quem ajudar a levar o ferro do enterócito (célula intestinal) até a corrente sanguinea.

Ou seja, consuma ferro, mas nunca deixe faltar os outros nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário