segunda-feira, 17 de setembro de 2012
O uso de bicarbonato no retardo de fadiga em atletas
De uns tempos para cá vem sendo publicados estudos sobre o benefício do bicarbonato em atividade física. Há alguns anos, os estudos mostraram melhora de fatiga láctica, que na verdade não é lática, é ácida porque o problema é o próton hidrogênio. Bem, suplementos de bicarbonato tem demonstrado melhorar desempenho físico, retardando fadiga associada a acidose muscular. Há uns 3 anos, foi publicado um trabalho com bicarbonato de potássio, mostrando um efeito adicional, melhora da retenção de nitrogênio. Este mês foi publicado um artigo mostrando a melhora no ganho de massa magra utilizando o bicarbonato, agora de sódio. Bicarbonato de sódio ou potássio? Eu particularmente prefiro o de potássio,mas o de sódio e mais barato.
By prof. Henry Okigami
quinta-feira, 13 de setembro de 2012
Autismo
O autista tem claramente algumas alterações que podemos focar no tratamento. Um desequilíbrio na neurotransmissão que tem como ponto central o glutamato. Alteração no ciclo da ureia, acumulando amônia. Outro dado, diminuição de glutationa, o que leva o autista a acumular metais tóxicos e ser mais sensível a intoxicantes ambientais altamente eletrofílicos. Há uma alteração na co-neurotransmissão, envolvendo principalmente adenosina, glicina e d-serina e há também caracteristicamente alteração no metabolismo do colesterol. A bioquímica fornece dados para abordagem, a avaliação laboratorial fornece dados interpretativos
By prof.Henry Okigami
terça-feira, 4 de setembro de 2012
Ciclo de um carbono
O ciclo de um carbono é o ciclo baseado na metionina, formação de SAME e homociisteina. O SAME doa um metil e forma a homocisteína, que pode ir para cisteína ou voltar para SAME. O retorno é altamente dependente da nutrição e de alguns produtos específicos como o ácido fólico, vitamina B12, vitamina B2, vitamina B6, serina, glicina, betaína ou colina. Os 4 últimos são doadores de metil para a reação. A metilação parece ser importante no nosso corpo, fundamental para recomposição de membrana celular, metilação de compostos como DNA, glicosaminoglicanas, sem contar que este caminho como um todo tem uma influencia direta na homeostase do glutamato no sistema nervoso central.
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Depressao
O metabolismo do triptofano, induzido pela inflamação gera o ácido quinolínico, que estimula neurotransmissão glutamatérgica. Se eu controlar o catabolismo de triptofano, eu acelero a recuperação em depressão. Como este caminho é induzido pela inflamação, seu eu controlar a inflamação também é um passo. Como a enzima que inicia o caminho é a indoleamina dioxigenase, controlar a indoelamina dioxigenase também é um caminho. Muitos caminhos para aumentar a eficácia do tratamento da depressão, poucos utilizando.
Assinar:
Postagens (Atom)