SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A prevalência de doenças crônico-degenerativas e cardiovasculares vem aumentando progressivamente. Isto ocorre, principalmente, devido ao excesso de gordura corporal, causado pela falta de qualidade de vida, incluindo os maus hábitos alimentares como o aumento do consumo de açúcares simples e de gorduras saturadas e trans (fast-foods, frituras, etc). Além disso, há redução no consumo de hortaliças, frutas e fibras.
Duas das propriedades farmacológicas da Quitosana que vem sendo bastante explorada tanto pela comunidade científica mundial é a sua capacidade de auxiliar na redução de peso corporal através da captura de gordura ingerida e a sua capacidade de redução dos níveis de colesterol LDL, sem que a mesma afete significamente os teores de colesterol HDL e outros nutrientes essenciais.
Ao ser ingerida, a quitosana transforma-se em gel ao entrar em contato com as condições estomacais, antes das refeições. Nesse gel formado, a Quitosana apresenta uma carga global positiva distribuída por todo o polímero, em solução, tornando-a apta a atrair e ligar-se a moléculas carregadas negativamente, como os ácidos graxos e sais biliares. Quando as gorduras ingeridas na alimentação entram em contato com o gel, são logo capturadas pelas moléculas do polímero e levadas para o intestino, onde, em contato com um pH básico, a Quitosana é solidificada permanecendo como um envoltório sobre a gordura, que evita a ação das lipases impedindo desse modo a sua consequente absorção pelo organismo, sendo excretada juntamente com as fezes. Cada grama de quitosana ingerida tem capacidade de capturar e eliminar até 8 gramas de gordura ingerida (aproximadamente 80 calorias).
Estes mecanismos associados à quitosana, fazem com que haja diminuição de gordura corporal e redução dos índices de colesterol sérico, LDL-c e triglicérides sem interferir no índice de HDL- c e outros nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário