SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

sábado, 29 de outubro de 2011

Vitamina C

Faca de dois Gumes. A vitamina C é um antioxidante hidrossolúvel, utilizado no nosso organismo como coenzima em reações de hidroxilação, mas também é capaz de reduzir a vitamina E oxidada na membrana. Participa da síntese de colágeno, particularmente na hidroxilação da prolina para estrutura da rede de proteina. Entra na célula na forma oxidada, utilizando o canal de glicose, automaticamente em tecidos dependentes de insulina, a vitamina C depende de insulina para entrar na célula. A vitamina C em doses altas tem efeito pró-oxidante, gerando peróxido de hidrogenio na célula, porém ainda tem outro agravante, a vitamina C reduz o ferro da ferritina, liberando ferro livre no corpo, que poderá catalizar reação de Fenton. A saída ainda continua sendo o equilíbrio, nem vitamina C demais nem de menos. Demais se voce quiser induzir ao estresse oxidativo para adaptação hormética.

Escrito pelo professor Henry Okigami

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

tiamina

A tiamina é uma vitamina do complexo B, especificamente a B1. Participa de várias passagens metabólicas no nosso corpo, atuando como coenzima em reações de transcarboxilação e transcetolação, transferindo radicais carbonilas de um canto ao outro. Sua participação mais importante talvez seja no ciclo de formação de energia, no metabolismo de piruvato como cofator do complexo piruvato desidrogenase, por este motivo a deficiencia de tiamina é associada acidose lática. A pergunta básica seria... pacientes que fazem atividade física aeróbia intensa demandam mais tiamina?
A tiamina tem demonstrado atividade farmacológica importante no diabetes melitus, os estudos em microalbuminúria são bastante promissores.

Vitaminas

O complexo B é importante fonte de coenzimas para o metabolismo secundário. Vários processos bioquimicos importantes dependem de vitaminas do complexo B, a saber:

01 - síntese de serotonina - depende de ácido folico, vitamina b12, vitamina B6.
02 - síntese de dopamina - depende de ácido fólico, vitamina B12, vitamina B6.
03 - produção de cisteína - depende de ácido fólico, vitamina B12, vitamina B6 e de vitamina B3 e B2.
04 - síntese de gaba - depende da vitamina B6.

Falando apenas de neurotransmissores, ácido fólico, vitamin B12, vitamina B6 são cofatores para a síntese dos neurotransmissores mais importantes no nosso sistema nervoso central, a acetil colina dependerá de tiamina, lipoico e pantotenato pelo lado do acetil, pelo lado da collina, dependerá do ciclo de um carbono, então depende de ácido fólico, b12, b2. Como podemos ver, o nivel adequado de vitaminas do complexo B é essencial a saúde neurológica. Dados indicam que usuários de álcool tem depleção destas enzimas e, por serem hidrossolúveis, há a necessidade de ingestão de pelo menos duas vezes ao dia, nas dietas ou como suplementos.

Escrito pelo prof Henry Okigami

domingo, 23 de outubro de 2011

Micronutrintes

Nós temos mecanismos para equilibrar alguns elementos, por exemplo zinco, cobre, complexo B, outros não, por exemplo o ferro. Destoxificar ferro é dificil, cádmio não temos, hg temos mas é lento e ele liga a proteínas no radical sulfidrila (geralmente enzimas), um problema que você está desconsiderando é o que eu chamo de consumo excessivo constante, como se fosse intoxicação crônica com elementos essenciais. Dieta mal equilibrada dá nisso se for mantida por longo tempo. O mesmo exemplo de tóxicidade ocorre com o aluminio, nós o eliminamos via renal, mas se ingerirmos todo dia apresentaremos um quadro que eu chamo de intoxicação crônica como resultado de ingestão diária de quantidades sub-tóxicas.

Texto escrito pelo professor Henry Okigami

Cobre

Faca de dois Gumes II. O cobre é um elemento essencial em enzimas denominadas ferroxidases, participa de enzimas de oxidação como a ceruloplasmina que transporta o ferro da ferritina para a transferrina, mas também é importante para a atividade da lisil oxidase, que oxida lisina propiciando pontes cruzadas com colágeno. A tirosinase também é uma enzima dependente de cobre. A deficiência de cobre pode causar um quadro clínico que pode ser caracterizado como uma anemia microcítica hipocromica. O excesso de cobre é associado ao desenvolvimento de fibroses e a um aumento de estresse oxidativo. Cobre em excesso é ligado a doenças neurodegenerativas. Ainda a resposta é o equilíbrio. Escrito pelo professor Henry Okigami

Zinco

Facas de dois gumes. Zinco é um oligoelemento essencial, participa de mais de 350 reações enzimáticas no nosso corpo e sua demanda é maior em tecidos de elevado turnover. Sistema imune, pele, intestino são mais dependentes de zinco. Zinco é antioxidante e induz a produção de metalotioneinas, o que é benéfico ao organismo. Porém zinco em doses elevadas é imunomodulador, no SNC o zinco é co-efetor da neurotransmissão excitatória e é associado a doença de Alheimer. Zinco é outro elemento que deve ser mantido em equilíbrio perfeito. Escrito pelo professor Henry Okigami

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Riscos das estatinas e tendência para o futuro!!

O uso das estatinas para baixar o colesterol se baseia na inibição da enzima HMGCoa redutase, enzima essa que participa logo do inicio da via de biosíntese do colesterol no fígado. Entretanto, o uso crônico destes medicamentos leva à redução da formação de farnesil, um composto intermediário para a formação do colesterol mas também essencial para formação de vários compostos necessários para o metabolismo celular. E ai, existem propostas que começam a ser pesquisadas no sentido de desenvolver medicamentos (e claro, conhecer compostos nutricionais bioativos) que sejam capazes de inibir enzimas que consigam reduzir a formação de colesterol, mas em etapas posteriores ao farnesil, evitando a perda dos compostos necessários para o metabolismo celular. Estes medicamentos teriam que agir em outras 3 importantes enzimas, que são a esqualeno sintase, oxidoesqualeno ciclase:lanosterol sintase (OSC) e a esqualene epoxidase (SQLE). Já há trabalhos falando sobre isso: redutores de colesterol não estatínicos. Trapani L, et al. Potential role of nonstatin cholesterol lowering agents. IUBMB Life. 2011 Oct 12. doi: 10.1002/iub.522. Texto escrito pelo Professor Henrique Freire Soares

Selenio

O selênio é uma faca de dois gumes. O selênio e com certeza os outros minerais e oligoelementos devem estar perfeitamente equilibrados no nosso corpo. Estudos indicam que a deficiência de selênio é associado a maior prevalência de hipotiroidismo.. Estudos indicam que selênio previne alguns tipos de cancer, mas aumentam outros. Estudos mostram que selênio pode diminuir risco de doença cardíaca mas aumenta risco de acidentes vasculares... E as fontes de selênio dependem essencialmente do solo... Então eu como ou não castanha do Brasil? Como o selenio substitui o enxofre na posição do aminoácido, substitui na posição da proteína, o cabelo e a unha uma boa forma de avaliar o selenio, como o mercúrio se liga ao selenio e ao enxofre, cabelo também é boa forma de avaliar mercúrio (segundo a OMS). Texto escrito pelo Professor Henry Okigami Na minha visão, como profissional nutricionista, recomendo o consumo moderado de castanhas e oleaginosas em geral, ou seja, 3 a 5 unidades, ao longo do dia, associado com uma refeição rica em frutas, verduras, cereais integrais, água de boa procedência e atividade física regular.Não há necessidade de se ingerir as castanhas todos os dias religiosamente, ou seja, assim como todo alimento, faca rodízios entre estes alimentos. Será importante para você não ficar enjoado de comer a mesma coisa todos os dias e ao mesmo tempo, evitara esta sobrecarga de selenio no seu organismo.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Vitamina B

Vitaminas do complexo B participam como coenzimas em vários passos metabólicos, por exemplo a produção de energia. Falta de vitaminas do complexo B pode levar ao que podemos chamar de crise de energia. O exemplo legal é a tiamina, com baixa tiamina ou deficiencia de tiamina, a célula não completa o metabolismo oxidativo da glicose e acumula piruvato e pode acumular lactato. Escrito pelo professor Henry Okigami

domingo, 16 de outubro de 2011

GABA

Alterações comportamentais estão diretamente relacionadas aos niveis de colesterol. Diversos trabalhos tem mostrado que o metabolismo da serotonina e do GABA estão diretamente relacionados com o colesterol. Alguns artigos mostram que flutuações séricas de colesterol induzem modificações na concentração dos receptores de serotonina, possibilitando o surgimento de comportamentos prejudiciais impulsivos, como tentativa de suicidio. Há trabalhos em macacos submetidos a dietas restritivas que apresentaram níveis de colesterol reduzidos, menor concentração de metabólitos de serotonina no líquido cérebroespinhal e maior incidência de comportamentos impulsivos e agressivos, quando comparados a animais que receberam dieta rica em colesterol. Além disso, o colesterol é precursor de pregnelonona, e quando o transporte mitocondrial desta substância no cérebro é aumentado, ocorre maior formação de neuroesteroides, que são moduladores alostéricos positivos de receptores gabaergicos, ou seja, estimulam o GABA, levando a menor numero de decisões preciptadas ou impulsivas. Estas considerações são importantes pois a prescrição de medicamentos hipolipemiantes (estatinas) é abusiva, além da propaganda infundada (e as vezes defendida por nutricionistas mal infomados) de que colesterol é sempre ruim, colesterol mata, colesterol é vilão, etc. O que mata são as coisas fora do equilíbrio, em qualquer nível da vida. Por exemplo, pensando pelo outro lado, o excesso de colesterol pode levar ao excesso de GABA e por consequencia, inibição do SNC, com indução de depressão e perda de raciocinio lógico e perda de memória.

Materia escrita pelo Professor Henrique Freire Soares

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Varizes

Os estudos são interessantes sobre este tema. A inflamação é o fator principal associado a alteração na função das válvulas que impedem o retorno venoso. Há complicantes, como a hipertensão arterial, a gravidade, excesso de inflamação que pode ser associada ao próprio estradiol, que leva a produção de óxido nítrico. Bem, o fato é que a inflamação leva a lesão das válvulas, a lesão das válvulas leva a uma retrocirculação que aumenta a tensão oxidativa que piora o quadro. Estudos mostram que alguns flavonóides tem atividade boa no controle das varizes, mas outra área interessante pode ser recompor a estrutura da válvula usando o silício organico. Flavonóides e silicio organico poderiam ser uma ótima opção. A outra é claro é física, é a compressão para inibir a estase. Estudo desenvolvido pelo professor Henry Okigami

Bisfenol

O bisfenol A é um composto quimico utilizado na fabricação de plásticos e sua estrutura química permite ao mesmo ocupar os receptores de estrógeno, porém levando a uma resposta insuficiente, ou seja, uma resposta hipoestrogenica. Seu efeito principal é associado a evolução no desenvolvimento do feto e da criança, porém há efeitos comportamentais e também influencia na atividade da tiroide. A limitação do uso de bisfenol na fabricação de plásticos chega tarde a nossa sociedade. Estudos indicam que o bisfenol é um contaminante ambiental, principalmente de alimentos, porém tem sido encontrado em fontes superficiais de água.

Omega 3 na gestação

A grande maioria dos estudos hoje não mostra relação direta entre dar DHA para a gestante e aumentar capacidade cognitiva e visual das crianças. Entretanto, mostra que a dieta das gestantes dos paises ocidentais tem menos EPA e DHA do que precisa, logo se não conseguir fazer a gestante ingerir na dieta o mínino que precisa, tem que suplementar para conseguir este mínimo. Outro ponto é que o uso de suplemento de EPA e DHA reduzem o risco da gestante ter eclampsia e diabetes gestacional. O DHA especificamente reduz a depressão pós parto também. Outro ponto é que suplementação do DHA com EPA podem reduzir quadros alérgicos mediados por IgE nas crianças. Outro ponto é que o DHA reduz inflamação pulmonar e infiltração de macrófagos em crianças nascidas pre-termo. A imaturidade pulmonar é o principal fator de morte das crianças nascidas pre-termo. Há trabalho mostrando aumento da taxa de crescimento das crianças (durante os 2 primeiros anos de vida) com suplementação de DHA durante a gestação, principalmente nas populaçãoes cujo consumo dietético é deficiente. E beneficios de suplementação de EPA e DHA em gestação gemelar são muuuito evidentes na literatura, e necessária.

Hidroponico e saudável?

Essa confusão é constante. A idéia de que hortaliças cultivadas em água são mais saudáveis que as convencionais e seriam tão boas quanto as orgânicas é errada. Na grande maioria das vezes, os cultivos hidropônicos usam muito mais compostos químicos indesejáveis do que os os convencionais, imaginem quando comparados aos orgânicos. O que os hidropônicos apresentam de benefício é a menor quantidade de coliformes fecais, mas mesmo assim também apresentam. Por isso é fundamental a higienização com hipoclorito (e não apenas lavagem)das frutas e hortaliças.

É DOS CARECAS QUE ELAS GOSTAM MAIS!!

Será que a frase é 100% verdadeira? A favor dos calvos e carecas, acaba de ser publicado trabalho que avaliou a finasterida, droga mais usada contra a calvície, e que mostrou que este medicamento pode reduzir a libido e causar impotência mesmo após a suspensão do uso. Veja o trabalho aqui. A pesquisa avaliou 71 homens entre 21 e 46 anos que se queixavam das reações. Segundo os autores do trabalho, os efeitos colaterais persistiam por 40 meses após a interrupção do tratamento, em média. Foram observados impotência e perda da libido até seis anos após o uso, em um quinto dos pesquisados. Principal mecanismo de ação da finasterida é o bloqueio da enzima 5 alfa redutase, que converte a testosterona em 5 dihidrotestosterona, bloqueando a alopécia (aliás pode reduzir também chance de câncer de mama e acne), porém trazendo estes efeitos colaterais. O próprio trabalho sugere uso de terapias alternativas, e a dieta é uma delas, trazendo resultados muito bons tanto para a alopécia como para o apetite sexual. Cabeludo e fraco ou calvo e potente? (risos).

O risco do excesso de vitamina C

Em março deste ano, 2011, foi publicado o seguinte artigo: In vivo and in vitro evaluation of the residual allergenicity of partially hydrolysed infant formulas.Toxicol Lett. 2011 Mar 25;201(3):264-9. Este trabalho mostrava que o consumo de fórmulas infantis com a proteína de leite parcialmente hidrolizada não gerava alergia, seja in vitro ou in vivo. Há marcas bem conhecidas no Brasil de leites infantis em que a proteína do leite é parcialmente ou extensamente hidrolizada, porém o uso não ultrapassa os 2 anos de vida, sendo recomendado até 1 ano de vida, pela baixa concentração tanto proteica, quanto de outros macronutrientes e micronutrientes. E se aumentar a quantidade para aumentar os microntrientes para uma criança de 5 anos, por exemplo, fica inviável pelo preço. A partir disto, e pelo fato de muitos pais solicitarem na clínica a necessidade de fazer vitaminas, ou mesmo quando na elaboração da dieta querer oferecer uma proteína de alto valor biológico, que estimule sistema imune das crianças, estimule a detoxificação desta imensa quantidade de medicamentos que crianças tomam, estimule o crecimento, entre outras funções, pensei em testar o Whey Protein 100% isolado e hidrolizado. Prescrevi o consumo diário de 8g de proteína de soro de leite em 4 crianças, entre 3 e 5 anos de idade, que não tinham alergia a leite diagnosticada, porém apresentavam todos os sintomas de hipersensibilidade, de repetição, de todas as vezes em que leite era consumido (detalhe: sintomas diferentes da intolerância à lactose). Consumo feito 2x ao dia, por 15 dias. Os resultados foram maravilhosos, sem urticária, sem otite, sem aumento de muco, sem coriza, sem alteração nas fezes (pedi inclusive que os pais observassem possível excreção de sangue), sem tosse, sem dermatites, sem respiração pela boca, sem espessamento da pele. Importante, não posso garantir que isso vá acontecer com todas as whey do mercado. Utilizei a whey Pró2 da Probiótica, que não contém corantes, aspecto importante a ser analisado. O gosto puro foi relatado pelos pais que é realmente diferente do leite comum, mais amargo, o que indica a hidrólise das proteínas. O uso associado a banana foi a forma de melhor aceitação.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Detergente e brochante?

DETERGENTE É BROCHANTE!! Você conhece o nonifenol? Uma substância muito utilizada em roupas de couro, em tintas e nos detergentes, ou seja, do nosso dia a dia. Pois é, ele é um grande xenobiótico, um grande disruptor endócrino. Em especial, altera o metabolismo da testosterona. O uso desta substância é citotóxica para as células de Sertoli, produtoras e nutridora dos espermatozóides. Além disso as celulas de sertoli protegem os espermatozóides do ataque de células imune. O nonifenol pode contribuir para que haja uma produção reduzida ou espermatozóides lentos, desgovernados e mal formados. Imagine se a pessoa for estressada (ativação imune constante e crônica). Resumo da obra: só deixe criança brincar com tintas atóxicas e dê preferencia para sabão em barra, de côco, e sempre enxaguando abundantemente.

Whey protein

Em março deste ano, 2011, foi publicado o seguinte artigo: In vivo and in vitro evaluation of the residual allergenicity of partially hydrolysed infant formulas.Toxicol Lett. 2011 Mar 25;201(3):264-9. Este trabalho mostrava que o consumo de fórmulas infantis com a proteína de leite parcialmente hidrolizada não gerava alergia, seja in vitro ou in vivo. Há marcas bem conhecidas no Brasil de leites infantis em que a proteína do leite é parcialmente ou extensamente hidrolizada, porém o uso não ultrapassa os 2 anos de vida, sendo recomendado até 1 ano de vida, pela baixa concentração tanto proteica, quanto de outros macronutrientes e micronutrientes. E se aumentar a quantidade para aumentar os microntrientes para uma criança de 5 anos, por exemplo, fica inviável pelo preço. A partir disto, e pelo fato de muitos pais solicitarem na clínica a necessidade de fazer vitaminas, ou mesmo quando na elaboração da dieta querer oferecer uma proteína de alto valor biológico, que estimule sistema imune das crianças, estimule a detoxificação desta imensa quantidade de medicamentos que crianças tomam, estimule o crecimento, entre outras funções, pensei em testar o Whey Protein 100% isolado e hidrolizado. Prescrevi o consumo diário de 8g de proteína de soro de leite em 4 crianças, entre 3 e 5 anos de idade, que não tinham alergia a leite diagnosticada, porém apresentavam todos os sintomas de hipersensibilidade, de repetição, de todas as vezes em que leite era consumido (detalhe: sintomas diferentes da intolerância à lactose). Consumo feito 2x ao dia, por 15 dias. Os resultados foram maravilhosos, sem urticária, sem otite, sem aumento de muco, sem coriza, sem alteração nas fezes (pedi inclusive que os pais observassem possível excreção de sangue), sem tosse, sem dermatites, sem respiração pela boca, sem espessamento da pele. Importante, não posso garantir que isso vá acontecer com todas as whey do mercado. Utilizei a whey Pró2 da Probiótica, que não contém corantes, aspecto importante a ser analisado. O gosto puro foi relatado pelos pais que é realmente diferente do leite comum, mais amargo, o que indica a hidrólise das proteínas. O uso associado a banana foi a forma de melhor aceitação. Texto elaborado pelo Prof. nutricionista Henrique F. Soares

Jovem morre após usar suplemento alimentar Jack3d e pais fazem alerta

“Quero fazer um alerta aos jovens porque há quatro meses perdi o meu filho de 18 anos vítima do suplemento alimentar Jack3d.” O desabafo é da funcionária pública Marcelle Sampaio, 41 anos, mãe de Wilson Sampaio Júnior, que foi encontrado morto dentro do banheiro de casa, na manhã do dia 5 de maio. A família suspeita que o jovem tenha morrido em decorrência do uso do suplemento, que não tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser vendido no Brasil, mas está se tornando febre entre pessoas que querem desenvolvimento muscular a curto prazo. Os pais de Wilsinho afirmam que o produto foi recomendado ao garoto por um professor de educação física e comprado a ele por R$ 180 nas dependências de uma badalada academia de ginástica, na Zona Sul do Recife. Os perigos do uso do Jack3d foram mostrados pelo Diario na edição do último sábado. O produto é usado como estimulante e deve ser ingerido antes dos exercícios físicos. Desmaios, mal-estar, formigamentos, picos de pressão e insônia são alguns sintomas causados em seus usuários. Mesmo assim, a cada dia o produto passa a ser consumido por mais jovens nas academias de alto padrão, o que tem preocupado médicos e especialistas. Wilsinho sonhava em ser jogador de futebol profissional. Jogou pelo juvenil do Sport Club do Recife e estava prestes a ingressar no time juniores do Santa Cruz quando morreu. Tinha saúde plena, era atleta, alertou a mãe. “Meu filho sempre foi muito disposto e determinado a vencer. Ele já havia tomado outros suplementos alimentares por indicação do empresário dele, mas todos eram saudáveis. Depois que ele entrou na academia, um professor de lá falou que estava vendendo um produto que seria natural e que iria deixá-lo mais veloz. Meu marido foi com ele na academia e compraram o Jack3d”, detalhou Marcelle Sampaio. Na presença dos pais, Wilsinho passou a tomar o suplemento todos os dias antes de ir malhar, no final da tarde. “O rótulo, que é todo em inglês, indica que a pessoa tome uma medida antes dos exercícios, mas meu filho me disse que o professor garantiu que ele poderia colocar três medidas para tomar. Não sabemos se ele passou a tomar doses maiores depois disso”, completou Marcelle Sampaio. “O Jack3d é composto por algumas substâncias que são usadas para tratar transtornos de ansiedade e depressão. Isso estimula as pessoas e provoca a sensação de euforia. Assim, a pessoa suporta um ritmo e intensidade de treinamento maiores”, alertou o especialista em fisiologia do exercício e consultor de atividades físicas Diego Zanon. A mãe contou que o filho estava bem em casa, no computador, quando ela foi dormir, na noite do dia 4 de maio. No dia seguinte, estranhou o fato de o computador ter ficado ligado e encontrou o filho caído no banheiro do próprio quarto. “Meu sobrinho era um menino bonito, cheio de vida e de sonhos. É preciso que as pessoas saibam do perigo desse produto e que as academias de musculação não sejam irresponsáveis ao ponto de deixar ele ser vendido dentro das mesmas”, declarou o tio do jovem Robson Sampaio. “Wilsinho tinha um futuro brilhante no futebol. Mas as pessoas diziam que ele precisava ganhar massa muscular. Foi aí que ele deve ter começado a tomar esse suplumento”, lembrou Carlos Augusto Cavalcanti, amigo da família. Professores poderão ser punidos O Conselho Regional de Educação Física (Cref) pode submeter à Comissão de Ética os profissionais que estiverem indicando e comercializando produtos proibidos como o Jack3d. Mas, para isso, é preciso que as denúncias sejam feitas ao órgão. “Essa denúncia de morte por uso de suplemento indicado por um professor e vendido dentro de uma academia é muito grave, mas até agora essa família não nos procurou. Sabemos que produtos são vendidos de forma ilegal não ficam expostos em prateleiras. Por isso, precisamos receber denúncias”, alertou a chefe da fiscalização do Cref, Rosângela Albuquerque. Comprovadas as denúncias, professores poderão perder o registro e até responder criminalmente. A morte de Wilsinho foi comunicada à Agência Pernambuca de Vigilância Sanitária (Apevisa) através do Instituto de Medicina Legal (IML), segundo o gerente do órgão, Jaime Brito. “O IML nos encaminhou um ofício pedindo esclarecimentos sobre o Jack3d quando estavam fazendo as perícias no corpo do garoto e nós mandamos as explicações. Mas não sei dizer qual foi o resultado do laudo. Tanto a Apevisa como as vigilâncias sanitárias municipais têm obrigação de fiscalizar a venda desses produtos ilegais”, disse Brito. As denúncias ao Cref devem ser feitas pelo e-mail fiscalizacao@cref12.org.br Confira entrevista com o pai, Wilson Sampaio “Meu filho era um atleta disciplinado” Assim como sua esposa, o dentista Wilson Sampaio, 48 anos, quer alertar os jovens sobre os perigos do Jack3d. O filho nunca contou aos pais os efeitos que o produto estava provocando em seu corpo, mas a após sua morte, colegas revelaram que ele vinha se queixando de formigamentos e dificuldades para dormir. O atestado de óbito apontou como causa da morte problema nos pulmões. A família não tem dúvida de que o suplemento levou o filho à morte. Como era Wilson? Meu menino era um atleta. Ele era muito disciplinado, decicado a tudo que fazia. Não era de farras e não bebia. Desde os 16 anos de idade ele começou a tomar alguns produtos para melhorar a forma física, mas tudo era acompanhado por nutricionistas. Como ele teve contato com o Jack3d? Ele chegou em casa pedindo dinheiro para comprar esse produto que o professor da academia disse ser natural e que já estaria sendo vendido até em farmácias. Ele começou a tomar e nunca disse em casa se isso estava provocando alguma reação. Vocês ainda o levaram para o hospital? Nós fomos dormir e deixamos ele no computador. O último contato que ele fez na internet foi com um primo por volta de 1h30. Quando acordamos, por volta das 6h, ele já estava caído no banheiro. O levamos para o hospital, mas ele já estava morto. Por que vocês acreditam que o Jack3d causou a morte? Quando ele chegou na emergência, o médico perguntou logo se ele tomava alguma coisa. Um menino jovem e sadio não poderia ter morrido dessa forma súbita. Qual a mensagem para outros jovens? Eu vou reunir forças para levantar essa bandeira na luta contra venda de produtos proibidos. O jovem acha que nada vai acontecer com ele e não ver os riscos de certas coisas. Professor de educação não pode prescrever suplemento. Fonte:

Chá verde e pedra nos rins

Pedra nos rins é o termo mais coloquial para dizer litíase renal. Várias são as possibilidades, os motivos, para se formar cálculos urinários, e um deles, é o oxalato. O ácido oxálico tende a se precipitar e endurecer quando se liga a minerais como cálcio e ferro, o que além poder reduzir a sua absorção, via intestinal, também pode induzir aos cálculos. É aqui que entre o chá verde. Estudo analisou diversas amostras diferentes da planta camellia sinensis e observou uma quantidade razoável de oxalato nesta erva, independente do grau de maceração da planta, podendo chegar a quase 140mg/L de chá feito na forma infusão. A conclusão dos autores é que pacientes com risco de formação de cálculos recorrentes devem levar em conta o teor de oxalato do chá . Ha pesquisas, mais antigas, que referem o contrário, que a epigalocatequina 3 galato do chá verde, teria efeito benéfico. E o chá verde realmente parece proteger os rins, por exemplo, contra o acúmulo dos produtos finais da glicação avançada (AGE), encontrados por exemplo em sucrilhos, bolos, bife a milanesa, batata frita, entre outros. Por isso digo sempre, não existe alimento funcional, existe nutrição funcional. Alimentos podem ser muito bons para uns, e péssimos para outros. Depende do que se oferece, como, para quem, quando, porque e em que quantidade. E é preciso consultar com profissionais atualizados. Fonte: Urol Res. 2010 Oct;38(5):377-81. Oxalate content of green tea of different origin, quality, preparation and time of harvest.´ J Med Food. 2009 Aug;12(4):714-21. Matcha, a powdered green tea, ameliorates the progression of renal and hepatic damage in type 2 diabetic OLETF rats. J Endourol. 2006 May;20(5):356-61. Effects of green tea on urinary stone formation: an in vivo and in vitro study.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bocejos seriam reguladores da temperatura do cérebro

Para funcionar bem, assim como a maioria das máquinas, nosso cérebro não pode trabalhar em uma temperatura muito acima da normal. Quando estamos em momentos de tensão, a sensação de “cabeça quente” logo é percebida, e temos dificuldade de continuar usando o cérebro como antes. Isso todo mundo já deve ter notado. Mas o que pesquisadores da Universidade de Princeton (EUA) descobriram é o que ingênuo hábito de bocejar funciona como uma espécie de dispositivo natural de temperatura cerebral, que logo ativa uma resposta do organismo para resfriá-lo nas horas mais desgastantes. A descoberta foi divulgada em detalhes no jornal britânico Daily Mail, na edição do último dia 20.  Durante os estudos, os cientistas pediram a voluntários, que observassem fotos de pessoas bocejando e marcassem com qual eles faziam o mesmo. O teste foi realizado tanto nos dias frios, quanto nos quentes. Os resultados mostraram que as pessoas bocejam quase o dobro no inverno, quando a temperatura corporal é maior do que a do ambiente. Os pesquisadores deduziram, então, que há menos necessidade de bocejar no verão porque o ar respirado seria mais quente que o corpo da pessoa. Um cérebro superaquecido pode causar sensações de sonolência, o que explica porque nós bocejamos quando estamos com sono. Quando você está prestes a dormir, depois de um dia cansativo (como é o caso de dias muitos quentes), o cérebro logo chega ao limite de trabalho e precisa descansar. O bocejo mais frequente no inverno explicaria também porque as pessoas se tornam confusas e desorientadas quando submetidas ao calor extremo, já que o cérebro tem meios limitados de se refrescar.  A pesquisa deve ajudar na busca de tratamentos para doenças ligadas ao cérebro.

Cicl da ureia

A uréia é derivada do catabolismo de amônio no nosso corpo, como nós não fomos adaptados para excretar amônio (seria mais fácil até pela solubilidade, alguns animais usam esta opção), temos que pegar este amônio e converter para uréia usando o ciclo da uréia, mas não é só para excretar, neste ciclo, usamos o cetoglutarato no inicio para transitar amônio, depois formamos a ornitina e fazemos citrulina e arginina absorvendo amônio, daí temos também uma fonte de óxido nítrico (arginina), mas a arginina é um anabolizante celular, estimulante de mTOR, o que dá a ela a capacidade adicional.