SUCOS PREMIUM MONA VIE

Armazem Gaia

segunda-feira, 31 de maio de 2010

VEGETAIS CRUCÍFEROS E SEUS COMPOSTOS BIOATIVOS

Os vegetais crucíferos contém uma variedade de fatores dietéticos. Eles são representados pelo couve-flor, nabo, mostarda, repolho, couve de bruxelas e brócolis. Dentre as suas características principais, eles são poderosos antioxidantes, sendo preventivos no envelhecimento precoce e no câncer, dentre outros, além de serem ricos em vitamina C, carotenóides, fibras, flavonóides, glucosinolato com funções antifúngica, antimicrobiana, antiprotozoários e inseticida.

PROPRIEDADES BENÉFICAS E AÇÕES TERAPEUTICAS DOS CHÁS

Entre as bebidas mais consumidas no mundo, o chá é uma das bebidas de maior consumo e maior aceitação em todos os cantos do mundo, sendo um hábito ligado ao prazer, conforto, aconchego e também ao convívio social.
Em principio, toda folha, tronco, flor, fruto, casca ou raiz pode ser utilizado para preparação do chá, sendo muito importante a forma de preparo, para melhor utilização dos princípios ativos das plantas.
O uso das plantas medicinais no preparo dos chás é extremamente benéfico e de excelente valor medicinal, pois são ricos em substâncias antioxidante, vitaminas e minerais. Normalmente, os chás são preparados nas formas de infuso ou decoctos. Infusão é você usar a água fervente em um recipiente e colocar 2 colheres de chá da planta seca, sendo importantíssimo não ferver a planta junto à água, mantendo-a infundida por cerca de 5 a 10 minutos e tampada. Se você ferver a planta com a água, pode-se perder os princípios ativos das plantas. As desvantagens da infusão são o efeito da extração de planta ser parcial, com baixo aproveitamento, não sendo aconselhável o uso de caules, troncos e demais componentes rígidos para este tipo de preparação.
A decocção permite melhor aproveitamento dos compostos bioativos das plantas, com a desvantagem do gosto forte e mais amargo, podendo ser adoçado com mel, açúcar mascavo, cravo e canela, agregando maior potencial medicinal à bebida ingerida, tornado-a mais nutritiva.
Os chás são hepatoprotetores, digestivos, calmantes, desintoxicante, laxativos, diuréticos e curativos, sendo necessário usar a planta especifíca para cada objetivo nutricional ou orgânico.
O uso de chás regularmente, associados à uma alimentação equilibrada auxilia em muito na manutenção da boa saúde e na melhoria da qualidade de vida.

Gengibre

O gengibre ( zingiber officinale) tem sido usado para tratar sintomas gastrintestinais, tais como controle de náuseas, võmitos, enjôos, gases e distensão abdominal. Além de ser muito usado para fins medicinais, o rizoma do gengibre é muito utilizado na culinária como condimento e no preparo de chás e bebidas, devido as uas propriedades aromáticas.
O gengibre também possui propriedades cicatrizantes, analgésicas, sedativas e bactericidas sendo muito eficaz no tratamento de dores de garganta, gripe e febre.
Alguns estudos clínicos demonstrara que o gengibre reduz a tendência de vômitos e diminui a incidência de suor frio que acompanha e sucede o enjôo.

FITATO: É OU NÃO É UM ANTINUTRIENTE?

Na alimentação humana, o fitat tem sido considerado por nutricionistas e médicos como um antinutriente, sendo responsável pela deficiência de zinco e ferro.
O fitato, tembém chamado ácido fítico é encontrado nos cereais, leguminosas e oleaginosas, mas pode ser encontrada também na maioria das verduras. O fitato pode ser útil na prevenção de litíase ( pedras nos rins), doenças cardiovasculares e no câncer devido as uas proppriedades antioxidantes.

terça-feira, 11 de maio de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A alimentação é muito importante para todos nós em todas as etapas e idades da nossa vida. Na infância e adolescência, a alimentação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento, ou seja, através da alimentação equilibrada, você cresce saudavelmente e melhora o seu aprendizado na escola e no trabalho, tendo boas notas e bom rendimento nas suas atividades diárias e assim, você fica mais feliz.
A alimentação correta também é importante para você ter energia. Esta energia é fundamental para você correr, pular, brincar, trabalhar, estudar e viver com saúde.
Mas o que é alimentação saudável? O que é alimentação correta? O que é alimentação equilibrada? Como devo fazer? Quando? Em quais horários? Em quais quantidades?
A alimentação saudável, equilibrada e correta é você comer os alimentos certos, nas quantidades certas, nas horas certas, ou seja, qualidade e quantidade. De que maneira?
Veja a seguir as dicas de uma boa alimentação:
Alimente-se de 3 em 3 horas;
Mastigue bem os alimentos;
Coma devagar e nas quantidades adequadas às suas necessidades;
Coma frutas, verduras e cereais integrais regularmente, e se possível em todas as suas refeições;
Beba água diariamente, sendo ideal consumir 8 copos de água limpa e potável ao longo do dia;
Evite frituras;
Evite liquido durante as refeições, tais como suco, refrigerantes, a própria água;
Evite salgadinhos, pipocas;
Evite presunto, salsicha, salame, lingüiça e todos os embutidos;
Evite balas, chocolate, chicletes, biscoitos recheados e guloseimas em geral;
Pratique atividade física regularmente;